GTA 4 | Ex-diretor da Rockstar Games acaba com rumores com quase 20 anos

Por que GTA 4 não teve zumbis ou balsas? Ex-diretor técnico Obbe Vermeij desmente rumores e explica que animações encontradas nos arquivos eram apenas testes de artistas.

Por:
Guilherme Bravo - Co-fundador do Portal Viciados
GTA 4 Grand Theft Auto IV Rockstar Games Remaster Remake Port Xbox Series S X ONE PS5 PlayStation 5 4 PS4 2025

Por quase duas décadas, fãs de GTA 4 (Grand Theft Auto IV) especularam sobre a existência de um “Modo Zumbi” que teria sido descartado da versão final de 2008.

TUDO SOBRE GTA 6! LEAKS, TRAILERS E RUMORES... TÁ TUDO NOS NOSSOS GRUPOS!

A teoria ganhou força após a descoberta de animações de mortos-vivos em builds de desenvolvimento. No entanto, Obbe Vermeij, ex-diretor da Rockstar Games, veio a público para esclarecer que a ideia nunca passou de experimentos isolados da equipe de arte.

Fim dos rumores com quase 20 anos envolvendo GTA 4

Fim dos rumores com quase 20 anos envolvendo GTA 4

Em resposta a seguidores no X (antigo Twitter), Vermeij explicou que não se lembra de nenhum plano concreto para um modo zumbi em GTA 4.

1

Qual o seu protagonista favorito do GTA 6?

gta 6 grand theft auto vi lucia caminos 2026
1 Lucia
gta 6 grand theft auto vi jason duval 2026
2 Jason
Feito por: Ecosistema Partner

Segundo ele, o que os fãs encontraram nos arquivos do jogo foram provavelmente testes de artistas entusiasmados pelo gênero. “Os artistas estavam sempre tentando colocar zumbis nas coisas“, afirmou Vermeij, reforçando que essas ideias raramente avançavam para a fase de produção real.

HEhSyeaakAAe33X?format=jpg&name=medium

O desenvolvedor classificou essas animações como “um experimento que não deu certo”, algo comum no ambiente criativo da Rockstar, onde dezenas de conceitos são testados e descartados diariamente para garantir a qualidade do produto final.

A discussão sobre conteúdos cortados ressurgiu após um Xbox 360, comprado em um bazar em Edimburgo, revelar uma build de desenvolvimento de GTA 4 com modelos de balsas (ferries).

Vermeij confirmou que a Rockstar tentou implementar o transporte marítimo, mas a física de empilhar veículos e pedestres em uma plataforma móvel provou ser um pesadelo técnico para a época, levando ao cancelamento do recurso.

Confira também: PlayStation 6 por US$ 1.000? Analista Michael Pachter prevê fim dos consoles físicos

Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias, Google Discover, WhatsApp e Telegram. Também faça parte da discussão no FacebookX (Twitter) Instagram!

Fonte: www.gamesradar.com

Destaque:

GTA 6 | Saiba tudo sobre Grand Theft Auto VI da Rockstar Games

Confira agora
Site Oficial

Co-fundador do Portal Viciados
Seguir
Guilherme Bravo é Jornalista e Cofundador do Portal Viciados. Responsável pela linha editorial de notícias e promoções, Guilherme é especialista em identificar tendências de mercado e cultura de internet. Além do jornalismo escrito, é criador de conteúdo no YouTube com o canal Robson Foster, onde expande suas análises e opiniões através de seu avatar Vtuber.
×