Connect with us

Games

Entenda como o Ray Tracing foi aplicado na nova versão do GTA 5

Entenda em uma breve explicação de como o Ray Tracing foi implementado na nova versão do GTA 5!

Published

on

Entenda como o Ray Tracing foi aplicado na nova versão do GTA 5 1

Recentemente, a nova versão do GTA 5 chegou oficialmente para os consoles da nova geração – PlayStation 5 e Xbox Series X e Series S. Como algumas novidades as versões apresentam novos modos gráficos com resolução até 4K e taxas de quadros de até 60FPS, atualizações de textura, distância de renderização melhorada, opções de HDR e o polêmico Ray Tracing.

O traçamento / traçado de raios – Ray Tracing – é uma tecnologia que calcula alguns elementos da cena em tempo real e ajuda a aprimorar sombras, iluminação global e a principal aplicação, os reflexos calculados em tempos reais de acordo com objeto.

Entenda como o Ray Tracing foi aplicado na nova versão do GTA 5 2
Aplicações do Ray Tracing – Créditos: Avell

Como funciona o Ray Tracing na nova versão?

Como citado anteriormente, o traçado de raios pode ser aplicado em diversos cenários, não somente para desenhar reflexos mais realistas – no caso de GTA 5, o Ray Tracing foi aplicado de forma bem parcial.

Nos trailers e informativos divulgados pela Rockstar Games, a promessa era uma aplicação interessante do recurso, dando a entender que teríamos reflexos calculados em tempo real e iluminação global mais realista; no entanto não foi isso que recebemos nesta nova versão.

Entenda como o Ray Tracing foi aplicado na nova versão do GTA 5 3
Este é o modo Qualidade, com Ray Tracing ativado!

Você olhando para esta imagem pode até pensar que o jogo possui reflexos realistas baseados no recurso; mas não é bem assim – caso fosse usado o mesmo, os reflexos teriam que estar condizentes com a cena e refletir o carro que está ao fundo, o que não é o caso.

Predominantemente o jogo usa do Ray Tracing para desenhar as sombras e certas partes da iluminação do game, uma vez que ativa no modo Fidelidade – nos reflexos, poucos cenários apresentam uma mínima aplicação deste, como na chuva, onde por naturalmente apresentar uma maior capacidade reflexiva, os desenvolvedores aplicaram minimamente uma camada fina deste efeito por cima.

Confira uma comparação entre os modos de jogo:

Confira: GTA 5 PS5 – Fidelity / Performance RT / Performance Comparison

Uma parte deste comparativo comenta sobre os reflexos nos 3 modos gráficos – é possível notar que na primeira cena, a única e notória diferença é a nitidez em cima deste, onde em todos os modos, a capacidade que o carro reflete a cena é a mesma.

Entenda como o Ray Tracing foi aplicado na nova versão do GTA 5 4

Na outra cena comparativa, podemos ver uma pequena mudança entre os modos. No modo Fidelidade, o reflexo além de estar mais nítido, consegue refletir um pouco mais o que está em volta dele, no entanto, não podemos colocar que todo o poder do Ray Tracing está inserido aqui; (vide a primeira imagem da matéria), a iluminação está um pouquinho melhor, bem como o reflexo da poça, nada mais além disto.

Confira:

Entenda como o Ray Tracing foi aplicado na nova versão do GTA 5 5

Em resumo geral – uma pequena parte do poder do Ray Tracing foi implementado na nova versão do GTA 5; reflexos minimamente superiores, tal qual sombras e iluminação.

Confira também: Base de dados da Steam revela lançamento de vários títulos; Entenda!

Enfim, gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook e no Twitter.

Fonte: Originais Viciados

Jornalista e Redator do Portal Viciados, criador de mods de tradução para Grand Theft Auto e Need for Speed nos tempos livres, gosta de tecnologia com foco para as marcas da AMD, Intel e Nvidia.

Advertisement

Confira também