Grand Theft Auto, uma franquia muito amada pelos fãs de videogames, no entanto, na época que vivemos uma das bases desse jogo pode não ser ajustada para GTA 6.
Este é um artigo de opinião que retrata somente a opinião do redator e não do Portal Viciados, do mesmo modo, a opinião expressa no vídeo de Rated M é da responsabilidade do próprio e dos intervenientes do mesmo.
Você pode também conferir a opinião do nosso parceiro Rated M, onde ele explica outros motivos porque a Rockstar Games pode ceder ao politicamente correto. Confira o vídeo abaixo:
A franquia GTA sempre foi “Uma sátira inteligente do sonho americano” afinal de contas, esta franquia sempre mostrou de forma original, uma crítica aos padrões de diferentes épocas dos Estados Unidos e não só.
Todo o contexto do jogo está cheio de referências, easter eggs e julgamentos a diversas ideologias, crenças e tudo o que afeta a sociedade e cause debate, no entanto, estamos vendo uma espécie de suavização do politicamente incorreto, algo que é uma das bases de Grand Theft Auto. O politicamente incorreto transformou a franquia para ela ser o que é hoje, e isso, por motivos políticos, pode estar ameaçado.
A Rockstar Games abraçou o politicamente correto em GTA Trilogy, pode fazer o mesmo em GTA 6?
Um exemplo recente de que a Rockstar Games pode ter abraçado o politicamente correto, foi com o lançamento do GTA Trilogy Remaster, onde a produtora decidiu censurar a bandeira dos confederados no GTA San Andreas. Essa alteração, apesar de não mudar a gameplay ou alterar gravemente a história do game, era uma crítica da Rockstar Games para os grupos que apoiavam os ideais dessa união política.
Segundo David Goldfield, autor de “Ainda lutando a Guerra Civil“, o debate em torno da nova bandeira, em 1862, deixava claro que a confederação buscava um símbolo da supremacia branca e de uma sociedade dominada pela escravidão.
A bandeira acabou sendo adotada por grupos como Ku Klux Klan e outros que defendiam a segregação racial. Sendo assim, a Rockstar Games decidiu alterar essa bandeira para algo genérico e a crítica que a produtora havia feito em 2004 no GTA San Andreas se perdeu.
Não sabemos o que o futuro nos reserva para GTA 6, se o jogo não tiver o mesmo nível de “politicamente incorreto”, obviamente isso não irá matar a qualidade do game, mas irá certamente terminar com um legado que foi criado ao longo dos anos e se tornou uma das marcas da franquia GTA.
Em suma, GTA 6 está em desenvolvimento na Rockstar Games e deve ser lançado para PlayStation 5, Xbox Series S/X e Windows PC.
Confira também: GTA 6 | Insider faz afirmações certas em 2020 e revela mais detalhes; Saiba tudo!
Enfim, gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook e no Twitter!