A BioWare está em um momento decisivo. Com o lançamento de Dragon Age: The Veilguard, o estúdio passou por reestruturações internas e enfrentou uma recepção comercial mista. Enquanto isso, Mass Effect 4 segue sendo um mistério, mas essa pode ser a oportunidade perfeita para a desenvolvedora refinar suas mecânicas de RPG e elevar a experiência da franquia.
Mass Effect 4 pode trazer este elemento de Dragon Age: The Veilguard
Uma das grandes inovações de The Veilguard foi seu sistema de árvores de habilidades. Ele encontrou um equilíbrio entre progressão estruturada e liberdade de escolha, permitindo que os jogadores personalizassem seus personagens sem perder a identidade das classes.
Esse modelo apresentado neste título, pode ser a solução ideal para Mass Effect 4, que precisa encontrar um meio-termo entre a flexibilidade de Mass Effect: Andromeda e a solidez da trilogia original, amada pelos fãs.
No último Dragon Age, cada classe principal, apresentava diversas ramificações que incentivavam diferentes abordagens na hora do combate. Se Mass Effect 4 adotar um sistema similar, os jogadores poderiam começar com uma base, e ao longo do jogo, especializar-se em sub-classes mais definidas.
Um soldado poderia evoluir para um Juggernaut resistente ou um Combatente ágil, enquanto um Engenheiro poderia focar em drones ou em invasões cibernéticas.
Outro acerto de The Veilguard foi a maneira como seu combate incentivava combinações de habilidades e efeitos de status. Essa abordagem se encaixaria perfeitamente em Mass Effect 4, que pode apresentar algo parecido com o sistema de combos de Andromeda.
A diferença aqui seria um foco ainda maior na sinergia entre as habilidades, permitindo que um Vanguarda, por exemplo, criasse explosões cinéticas ao esgotar suas barreiras ou que um Infiltrador aprimorasse sua camuflagem para ataques furtivos devastadores.
Além disso, The Veilguard tornou as mecânicas defensivas mais integradas ao combate. Esquivas e bloqueios ganharam mais importância, algo que poderia aprimorar ainda mais o gameplay de Mass Effect 4.
Com a BioWare passando por desafios internos e The Veilguard não atingindo as expectativas comerciais, Mass Effect 4 precisa ser um grande acerto para a desenvolvedora. Felizmente, muitos dos criadores da trilogia original estão no comando do projeto, o que aumenta as esperanças de um retorno à essência da franquia.
Confira também: Forza Horizon 5 no PlayStation 5 abre as portas para mais títulos exclusivos do Xbox estrearem no console
Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, Twitter (X) e Instagram!
Fonte: GameRant