O PS5 Pro é o novo console da Sony, porém, seu anúncio oficial do (PlayStation 5 Pro) causou uma avalanche de comentários nas redes sociais, ainda mais por seu preço de 700 dólares; e a partir do anúncio, o Digital Foundry revelou informações sobre os jogos do console.
O modelo Pro do console de nona geração da Sony, traz consigo uma GPU mais poderosa e suporte ao upscaling de imagens por meio de IA, com o PSSR – PlayStation Spectral Super Resolution.
Alan Wake 2 roda em 864p no PS5 Pro!
Recentemente, o Digital Foundry fez uma análise técnica do trailer de anúncio do PS5 Pro e revelou com detalhes quais as resoluções que os jogos estão executando.
Durante o Direct Weekly #180 – que no momento, está disponível somente para membros do canal – o portal recebeu um vídeo em alta qualidade da apresentação técnica e compartilhou os resultados dos jogos.
Veja abaixo:
- The Last of Part 2 Remastered – roda com uma resolução interna de 1440p a 60 fps – igual ao modo desempenho do console base – com qualidade de imagem melhorada devido ao PSSR;
- Ratchet & Clank: Rift Apart – roda entre 1440p e 1800p a 60 fps – que representa aproximadamente o modo de qualidade do PS5 a 40 fps – com as mesmas configurações do modo de desempenho do PS5 e usando PSSR para chegar a 4K;
- Alan Wake 2 – o jogo teve dois modos mostrados, um que roda em 864p a 60 fps e outro em 1260p a 30 fps – os mesmos modos PS5 base – eles presumem que ele está usando PSSR e não o FSR. O vídeo com o modo de 60 fps tem SSR (Space Screen Reflections), mas o de 30 fps pode ter ray tracing;
- Horizon Forbidden West – a resolução não parecia ser de fato 4K, porém parece que não está usando PSSR. É possível que esteja usando 4K com método checkerboard de aprimoramento, porém, no PS5 Pro, há mais detalhes do que o modelo base.
- Hogwarts Legacy – neste, os reflexos de ray tracing parecem melhores, mas há ruídos visuais no fundo. As sombras feitas a partir de ray tracing parecem uma mistura com SSR, mas são melhores em relação ao PS5 base. O clipe roda a 30 fps, mas presumem que terá modos de 60 fps, assim como o modelo base;
- Gran Turismo 7 – os reflexos feitos com ray tracing parecem ter um quarto da resolução – executando em 1080p – porém, parecem melhores que o novo Forza Motorsport. Há de fato um modo em 8k, mas também apresenta uma resolução mais baixa, de 1188p na filmagem do PS5 Pro, e provavelmente usando PSSR para trazê-la para 4K. Sem ray tracing, o jogo roda em 4K nativo.
Por fim, ficamos com Dragon’s Dogma 2 e Assassin’s Creed Shadows, onde o jogo da Capcom parece estar rodando a 60 fps e pode estar usando PSSR, uma vez que o jogo base não consegue rodar nessa taxa de quadros. Já o da Ubisoft parece estar rodando a 864p a 60 fps.
As análises do Digital Foundry foram feitas a partir da apresentação técnica do PS5 Pro.
Confira também: Marvel’s Spider-Man 3 | Vaga de emprego revela novidades sobre jogo da Insomniac
Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, Twitter (X) e Instagram!
Fonte: PSX Brasil e Windows Club