Connect with us

Tecnologia

Valve fala mais sobre o hardware do Steam Deck; Confira!

Em uma recente conferência online, a Valve comentou mais sobre o hardware do seu novo console portátil, o Steam Deck!

Published

on

Em uma recente conferência online, a Valve comentou mais sobre o hardware do seu novo console portátil, o Steam Deck!

Recentemente, a Valve, produtora de jogos e dona da Steam, realizou uma conferência virtual, que contou com a equipe de desenvolvimento do console, com foco no Steam Deck, onde seu principal objetivo foi mostrar o hardware aos desenvolvedores de jogos, mas também teve respostas para algumas dúvidas de quem estava assistindo à conferência.

Valve fala mais sobre o hardware do Steam Deck; Confira! 1
Como o console é por dentro. Créditos: Valve

Com o codinome de Aerith para o processador, o console da Valve contará com uma APU da AMD, com 4 núcleos e 8 threads baseados em Zen2, tendo clocks que vão variar de 2.4GHz e 3.5GHz, o que é possível comparar com um Ryzen 5 2400G, que possui a mesma quantidade de threads e núcleos, a diferença é que o 2400G tem clock mais alto, coisa que a fabricante decidiu manter um pouco mais baixo, pois clocks mais altos que 3.5GHz, não seriam muito compatíveis com o formato do console.

Na parte gráfica, esta APU da AMD é capaz de entregar 8 unidades computacionais baseadas em RDNA2, operando com clocks que vão variar de 1.0 até 1.6GHz, com um consumo no geral que varia de 4 a 15W. Ainda sobre os gráficos, a Valve recomenda aos desenvolvedores que definam um limite para as taxas de quadros de seus jogos, pois a fabricante não colocou um limitador de consumo no chip SoC, é por isso que o desempenho no modo portátil ou no modo dock será o mesmo.

Valve fala mais sobre o hardware do Steam Deck; Confira! 2
Créditos: Valve

Para as memórias RAM, este console contará com um total de 16GB de RAM LPDD5, que vão entregar velocidades de até 5500MHz (MT/s), desses 16GB, 1GB irá para a VRAM da APU, por isso é dito que é um tipo de memória unificada. No armazenamento, o modelo mais básico virá com 64GB de espaço interno no padrão eMMC, no entanto, terá versões de 256GB e 512GB com SSD, sendo o de 512GB, a versão mais rápida de todas.

Por fim, o console poderá suportar até 2 monitores externos com resolução máxima de 4K com taxa de atualização de 60Hz, por meio de uma porta unificada USB 3.2/Display Port 1.4. O carregador deste, oferecerá até 45W para carregar o console, podendo ser o suficiente para jogar e carregar ao mesmo tempo.

O Steam Deck da Valve irá chegar ao mercado em fevereiro de 2022. Previsto inicialmente pata chegar no final deste ano, foi adiado para 2022 devido a falta de componentes para a fabricação do mesmo.

Confira também: Samsung | Linha Galaxy S21 já está recebendo o Android 12!

Enfim, gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook e no Twitter!

FonteAdrenaline e Valve Steam Deck

Jornalista e Redator do Portal Viciados, criador de mods de tradução para Grand Theft Auto nos tempos livres, gosta de tecnologia com foco para as marcas da AMD, Intel e Nvidia.

Advertisement

Confira também