Connect with us

Games

Quais as chances de GTA 4 ser remasterizado?

Quais as chances de GTA 4 receber uma nova versão? Um remaster ou um remake deste seria muito bem-vindo!

Published

on

Quais as chances de GTA 4 ser remasterizado? 1

Há um certo tempo, foi comentado que Grand Theft Auto IV, ou só GTA 4, poderia receber uma remasterização muito em breve. O mesmo foi lançado originalmente lá em 2008 para Xbox 360PlayStation 3 e um ano depois para os PC, que cá entre nós, não foi o melhor porte, chegou todo quebrado e com uma tonelada de bugs, fora que até hoje, é complicado rodá-lo no PC – e com a parte dos PCs, chegamos em um ponto que iremos discutir mais a fundo no decorrer da matéria.

Quais as chances de GTA 4 ser remasterizado? 2

Como era a otimização nos consoles?

Antes de falarmos que tudo deve ser arrumado em um remaster, vamos por partes mais lógicas. Primeiro ponto que devemos colocar em mente é a otimização nos consoles (vamos tratar sobre os consoles por enquanto); o PlayStation 3 não consegue segurar uma taxa de quadros constante a pelo menos 30 FPS em uma majoritariamente parte da jogatina quando temos cenas mais pesadas; no entanto, algo estranho é que em cenas mais tranquilas, ambos consoles passam dos 30 quadros, podendo chegar perto da casa dos 40, como no Xbox 360 por exemplo:

Quais as chances de GTA 4 ser remasterizado? 3
O que reflete na otimização de GTA 4; visto que a mesma terá de melhorar para ambos consoles se equipararem!

O caos nos PCs!

Chegamos em um ponto interessante na matéria, a otimização do GTA 4 nos PCs. Todos nós sabemos que o port deste para PC é uma verdadeira porcaria; muito quebrado, instável e praticamente não funciona sem downgrade ou commandlines; mas você já parou para analisar os requisitos mínimos e recomendados para ver o quão mal otimizado é? Veja:

  • MÍNIMOS
  • Sistema Operacional: Windows XP ou Windows Vista (com Service Pack 1)
  • Processador: Intel Core 2 Duo 1,8GHz, AMD Athlon X2 64 2,4GHz
  • Memória RAM: 1,5GB – 2GB a partir do Vista
  • Placa de Vídeo: NVIDIA GeForce 7900 de 256MB / ATI Radeon X1900 de 256MB
  • Versão do DirectX: DirectX 9.0c e placa compatível
  • Espaço em Disco: 18GB de espaço no disco rígido

Veja agora os recomendados de GTA 4:

  • Sistema Operacional: Windows Vista ou Superior
  • Processador: Intel Core 2 Quad 2.4Ghz, AMD Phenom X3 2.1Ghz
  • Memoria RAM: 2.5 GB
  • Armazenamento: 22 GB livre no HD
  • Placa de Vídeo: NVIDIA GeForce 8600 de 512MB / ATI Radeon 3870 de 512MB
Quais as chances de GTA 4 ser remasterizado? 4

Está vendo o quão simples é o hardware exigido? Fazendo testes em uma máquina (não possui o foco em jogos) com um Intel Core i5 8250U de 4 núcleos e 8 threads operando em até 3.4GHz; 8GB de RAM DDR4 a 2400MHz e uma Nvidia GeForce MX130 de 2GB GDDR5; o jogo não consegue se manter estável nos 60 FPS no médio em 900p. É notável o quão mal otimizado é; há versões mais antigas com um desempenho um pouco melhor; mas a atual versão da Steam ou do Rockstar Games Launcher, é uma verdadeira catástrofe. Jogável? Mais ou menos – Podia ser muito melhor? Pode apostar!

O que pode e deve ser melhorado?

Quando começamos a falar sobre algumas melhorias para o GTA 4, entramos em um ponto um tanto quanto complexo, mas vamos lá. Começando pelo motor gráfico, caso o jogo seja remasterizado ou receber um remake, eles teriam que usar pelo menos a RAGE 2.0 ou uma versão mais atual (Rockstar Advanced Game Engine), a mesma que foi usada em Red Dead Redemption 2 por exemplo; ou se apelaram para a Unreal Engine, que seja no mínimo a UE 5 para resultados mais satisfatórios.

Quais as chances de GTA 4 ser remasterizado? 5
GTA 4 usa o motor gráfico Rage!

O sistema de física não precisaria ser mudado, a Euphoria funciona de forma bem realista e dinâmica (funcionando bem até demais em alguns pontos); mas ela seria sim readaptada para um motor gráfico mais recente, sofrendo possíveis alterações. Em termos de melhorias, além da otimização; texturas em maior resolução, iguais ao GTA 5 ou RDR2; possivelmente receberá suporte ao traçamento de raios por Ray Tracing. Ao mesmo ponto que tais melhorias chegariam para o GTA 4 normal, suas DLCs iriam receber o mesmo tratamento. Temos grandes chances disto acontecer caso a Rockstar perceba o carinho que muitos possuem por este título da franquia e podemos esperar um trabalho decente até o ano de 2024; caso esta não terceirize o trabalho.

Confira também: God Of War | CJ de San Andreas chega ao jogo da Sony no PC; Confira a gameplay

Enfim, gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook e no Twitter!

Fonte: Originais Viciados

Jornalista e Redator do Portal Viciados, criador de mods de tradução para Grand Theft Auto nos tempos livres, gosta de tecnologia com foco para as marcas da AMD, Intel e Nvidia.

Advertisement

Confira também