Primeiramente, lembremos o grande conflito entre a Apple e a Epic a alguns dias devido certos desacordos com as politicas de venda no app do Fortnite na App Store. Assim sendo, agora a Epic Games revelou que seu acesso às plataformas de desenvolvimento para iOS e Mac estão sendo completamente revogadas pela Apple.
Conforme a Epic Games, a Apple informou à empresa que a partir de 28 de agosto fechará todas as contas de desenvolvedor da Epic; para que eles não possam acessar a plataforma da App Store.
Além disso, no mesmo dia, a Apple retirará todas as ferramentas de desenvolvimento para iOS e Mac da Epic; não permitindo assim que a empresa continue desenvolvendo ou atualizando seus produtos em dispositivos Apple.
Isso inclui o motor gráfico Unreal Engine, um dos mais populares e usados por terceiros para desenvolver jogos para iOS e Mac, e parece que sua compatibilidade com sistemas Apple também será afetada.
Veja também as últimas notícias:
- Assassin’s Creed Shadows | Criador de conteúdo reúne compilado de gameplays no YouTube com novidades
- PlayStation | Jeff Grubb comenta o motivo por trás dos cancelamentos recentes da Sony
- PlayStation 6 | Futuro console da Sony pode usar estes novos chips da AMD
- EA Sports FC 25 de graça no Xbox? Usuários relatam que título da EA Games está gratuito
- Nintendo Switch 2 | Jason Schreier comenta possível motivo do novo trailer antecipado
Posteriormente, a Epic Games respondeu, como já esperado, de novo na justiça, com outra ação judicial:
Apple removed Fortnite from the App Store and has informed Epic that on Friday, August 28 Apple will terminate all our developer accounts and cut Epic off from iOS and Mac development tools. We are asking the court to stop this retaliation. Details here: https://t.co/3br1EHmyd8 Epic Games Newsroom (@EpicNewsroom) August 17, 2020
“A Apple removeu Fortnite da App Store e acaba de informar para a Epic que nos removerá do iOS e Mac no dia 28 de agosto. Estamos pedindo no tribunal para que essa retaliação pare.”
Ação judicial da Epic Games:
De acordo com o documento da ação, a Epic alega que o encerramento da conta de desenvolvedor resultará em “danos irreparáveis” para a empresa; além de prejudicar a Unreal Engine (afetando, assim, aplicativos terceiros que usufruem do motor gráfico).
No entanto, o próprio Tim Cook, CEO da Apple, já disse que jamais faria qualquer tipo de retaliação contra desenvolvedores que demonstrassem publicamente as suas frustrações com a empresa. Porém o longo texto aponta algumas das incongruências nas ações da Apple, reafirmando que os danos à Epic, caso a suspensão aconteça, serão “irreparáveis“.
Lembremos que todo este embate começou com a Epic Games mostrando maneiras alternativas de se comprar V-Bucks na versão para iOS de Fortnite.
Confira também: Marvel’s Avengers | Código da beta revelou futuros personagens
Isso porque as transações feitas por aplicativos da App Store são sujeitas a uma taxa de 30%, mas a Epic inseriu um sistema de pagamento proprietário no game, burlando essa regra. Além disso, os problemas também se estenderam a Google, que tirou Fortnite do Google Play e também está sendo processada pela Epic.