Connect with us

Artigos especiais

Fortnite Vs. Apple | Epic Games entra com ação judicial!

Fortnite foi recentemente removido da App Store por desacordo com a nova política da Epic Games.

Published

on

A Epic games declara oficialmente guerra contra a Apple, após diversas desavenças contra as politicas de compra no app do Fortnite.

A Apple removeu o Fortnite da App Store. Esta bomba veio à tona algumas horas atrás, quando do nada a Apple decide retirar o jogo de sua loja digital depois que a Epic Games introduziu a opção de comprar V-Bucks diretamente através deles, sem passar pelas comissões que a App Store aplicava.

Apple retirou o Fortnite da App Store após essa medida que incentivava os jogadores a fazerem pagamentos diretamente para a Epic Games, por que ao passar por intermediários, como o caso da Apple, as mesmas ficam com 30% do dinheiro. 

Ademais tal situação trouxe consequências rápidas, pois a partir da conta do Fortnite no Twitter eles indicaram que já estão preparando o processo contra a Apple por este motivo:

Resposta da Apple:

Em resposta a Apple disse:“Hoje, a Epic Games deu um passo infeliz ao violar as regras da App Store que se aplicam igualmente a todos os desenvolvedores e são projetadas para manter a loja segura para nossos usuários”. “Como resultado, o aplicativo Fortnite foi removido da loja“. 

Continuando a Apple afirma: “A Epic ativou um recurso em seu aplicativo que não foi revisado ou aprovado pela Apple, e eles fizeram isso com a intenção expressa de violar as regras da App Store em relação aos pagamentos no aplicativo que se aplicam a qualquer desenvolvedor que venda produtos. ou serviços digitais, deixamos claro que não vamos tolerar estes tipos de compras que vão diretamente para a Epic dentro da App Store.

Veja também as últimas notícias:

Em declaração ao The Verge, a responsável pelo iOS esclareceu o problema, mas não abriu possibilidade para negociar uma taxa menor para a Epic Games:

O fato de que suas intenções corporativas agora fazem com que eles pressionem por um acordo especial não muda o fato de que essas regras criam um campo equilibrado de competição para todos os desenvolvedores, e também garantem que a loja é segura para todos usuários. Nós faremos todos esforços para trabalhar com a Epic e resolver essa violação, para que Fortnite possa voltar à App Store“, afirma a Apple.

Vale mencionar que, em 2016, a Apple abriu exceção para a Amazon, abaixando a taxa cobrada sobre novas assinaturas do Prime Video de 30% para 15%. O favorecimento à empresa de Jeff Bezos segue até hoje, com descontos na venda e aluguel de filmes comercializados pela Amazon.

Epic games revida com humor:

De acordo com os dados divulgados há alguns minutos, parece que a Epic Games estava bastante preparada para esta reação da Apple, visto que a empresa lançou um curta de animação dentro de Fortnite com o qual declarou guerra à Apple.

É o quão? Bem, moldando um vídeo no qual parodiza o filme intitulado 1984, retratando a Apple como a vilã da situação:

“A Epic Games desafiou o monopólio da Apple Store. Consequentemente, a Apple bloqueou o Fortnite em bilhões de dispositivos . Junte-se à luta para que o ano de 2020 não se transforme em 1984′” foi a mensagem com que a empresa encerrou o curta que acaba de ver. O vídeo termina com a hashtag #FreeFortnite, para fãs do jogo divulgarem em redes sociais como forma de apoio do público.

Confira também: PS5 | Novas imagens do DualSense revelam a capacidade de sua bateria!

Como será que situação se resolvera?

O posicionamento da Epic Games a respeito da monetização não é tão recente. Em 2018, também ao The Verge, o CEO Tim Sweeney já dizia que as empresas ganhavam bastante dinheiro em outros setores: “Apple, Google e fabricantes de Android ganham lucros bem vastos com a venda de seus dispositivos, e de forma alguma justificam o corte de 30%“.

No entanto, embora a Apple esteja aberta para que Fortnite possa retornar à App Store; somente claro se a Epic respeitar as regras da loja, mas parece que a situação ficará complicada.

Por fim, os usuários querem saber o que acontecerá com eles se estiverem jogando Fortnite em qualquer dispositivo iPhone. Bem, existem diferentes cenários, falamos sobre eles abaixo:

  • Se você não tiver o jogo no seu iPhone, não poderá mais fazer o download.
  • Se já instalou o jogo, também não está seguro, uma vez que não está na App Store o jogo também não será atualizado .
  • Com a situação se estendendo o aplicativo não será atualizado, em algumas semanas você não poderá continuar jogando Fortnite no iPhone.

Jornalista e Redator do Portal Viciados.

Advertisement

Confira também