Quem é que nunca viu alguém cair em um golpe na internet nos dias de hoje? Infelizmente esses tipos de acontecimentos, são cada vez mais normais, seja para vender as informações roubadas ou para chantagear a vítima, pois os alvos de hackers estão em todo o mundo.
Os criminosos estão se aproveitando que as plataformas online fazem promoção nos jogos durante essa data e criaram diversos tipos de golpe na categoria “phishing“. Tipo de trapaça que simula um site real para capturar as informações inseridas pelas vítimas.
Plataformas online como Steam, EA Games e Origin (empresa pertencente à EA) são os principais alvos de hackers. Mas é claro, que diversos outros serviços online também sofrem esses ataques, como por exemplo a PlayStation, Xbox e até mesmo as multinacionais como a Amazon e outras.
Por incrível que pareça, muitos usuários desses serviços online acabam caindo nesses golpes, seja por não ter conhecimento sobre o assunto, ou até mesmo por ambição.
De acordo com a Kaspersky (empresa que fornece sistemas de combate ao crime cibernético), desde o início do ano até hoje, cerca de 131 mil pessoas, já foram alvos de ataques hackers ao redor do mundo, sejam eles 90% focados em plataformas de jogos online, com o objetivo de roubar contas e dinheiro online.
“Os fraudadores adoram explorar as vendas em todos os tipos de plataformas de jogos, já que o usuário tende a estar bastante atento ao contexto de game, e não à sua própria navegação pelo site da plataforma” – afirmou Fábio Assolini (Analista Sênior de Cibersegurança da empresa).
Contudo é sempre muito importante redobrar a atenção nos sites e aplicativos que acessamos no dia a dia, e se inserimos nossas informações, para onde elas serão levadas, pois muitos especialistas em segurança da informação afirmam, “Por mais que existam Firewalls e uma excelente conexão, NENHUM SISTEMA É 100% SEGURO“.