GTA 6 (Grand Theft Auto VI), é o próximo grande lançamento da Rockstar Games, onde segue planejado para um período entre setembro e dezembro de 2025, para Xbox Series X/S e PS5; a versão de PC ainda está distante (is a long, long road…), mas quais tecnologias ela deve trazer? DLSS4, Frame Generation? Vamos comentar sobre.
Você pode aproveitar e conferir mais notícias de GTA 6 no vídeo do nosso parceiro SanInPlay:
Quando GTA 6 pode estrear no Windows PC?
A versão de PC de GTA VI, deve fazer sua estreia cerca de 1 a 2 anos após o lançamento original. GTA 5 chegou ao PC em 2015, após ser lançado em 2013 para Xbox 360 e PS3 e depois em 2014 para Xbox One e PS4. Logo, não será surpresa ver o GTA 6 estreando em 2026 ou 2027 para os computadores.
Outro caso mais recente é Red Dead Redemption 2, onde após ser levemente adiado, de 2017 para 2018, chegou aos computadores com apenas 1 ano de diferença dos consoles, em 2019. Inclusive, com a nova promoção da Steam, que continua disponível, atingiu um recorde de jogadores.
DLSS4, Frame Generation e FSR4 no GTA 6 de PC?
GTA 6 será uma grande evolução e revolução na franquia Grand Theft Auto, e consequentemente para a Rockstar Games em si, conforme ela mesma disse, será a maior entrada na franquia até hoje.
A versão de PC, por estar utilizando a versão mais atual da RAGE (RAGE 9) – Rockstar Advanced Game Engine – trará diversos recursos gráficos e favorecedores de desempenho para placas de vídeo mais atuais, como o FSR (FidelityFX Super Resolution) da AMD, e o DLSS (Deep Learning Super Sampling).
Atualmente, quando falamos de lançamentos, somente o Red Dead Redemption 2 possui suporte ao AMD FSR 2.2, desde o patch 1.32, e o NVIDIA DLSS em sua versão 2.4.2, desde o patch 1.31.
No entanto, o DLSS implementado no Red Dead Redemption 2, não apresenta resultados muito bons, possuindo algumas inconsistências gráficas, principalmente antes do patch 1.31, que utilizava a versão 2.2.10 do upscaler, e conforme comentado pela equipe do TechPowerUp:
“Apesar das melhorias na implementação do DLSS, incluindo a atualização da DLL e a adição do controle de nitidez no menu, ainda existem problemas. O principal deles é que, mesmo ajustando o filtro para 0, alguma nitidez ainda é aplicada, resultando no efeito de halo (auréola), visível em movimento, como ao redor do chapéu de Arthur, o que pode ser distrativo para muitos jogadores.“
Veja abaixo o comparativo feito com uma Nvidia GeForce RTX 3080:
GTA 6 pode trazer as novas versões dos recursos, ou seja, o DLSS4, com o Frame Generation e o FSR4, para placas de vídeo compatíveis, além de versões anteriores, como o DLSS3, FSR3, e até mesmo o Intel XeSS; a Rockstar Games também poderia lançar seu próprio método de upscaling, exclusivo de sua engine, assim como os jogos da Insomniac Games para PC.
Além disso, a Rockstar Games pode incorporar tecnologias que não estão disponíveis na versão de consoles em sua máxima qualidade, como Ray Tracing, Path Tracing e outros detalhes gráficos.
A desenvolvedora pode experimentar estes novos recursos, mesmo que não em suas versões mais recentes, com o GTA 5 Expandido e Aprimorado, que chegará ainda neste ano para PC, que trará os recursos da versão de Xbox Series e PS5.
A versão de PC de Grand Theft Auto VI, também deve seguir o padrão de jogos anteriores, com suporte a altas taxas de quadros, suporte a resoluções mais altas, e proporções acima do 16:9.
Em resumo, GTA 6, o tão aguardado título da Rockstar Games, será lançado neste ano para Xbox Series X/S, PlayStation 5, e para PC possivelmente em 2026 ou 2027.
Confira também: GTA 6 | Antes de ter podcast deletado, Ex-desenvolvedor explica como a Rockstar Games cria mundos abertos
Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, Twitter (X) e Instagram!