Os rumores estão esquentando! Informações vazadas indicam que o tão aguardado PlayStation 6 (PS6) pode estar sendo desenvolvido com uma tecnologia da AMD, o 3D V-Cache.
Essa nova geração da Sony aposta em um APU que combina núcleos Zen 5, GPU baseada na arquitetura RDNA e a tecnologia de cache empilhado em 3D.
Esse sistema sozinho, que pode ser combinado com outros, permite maior armazenamento de dados diretamente no processador, algo que, em testes, aumentou o desempenho de jogos em PCs equipados com processadores Ryzen em até 25%.
O que é o 3D V-Cache e por que ele importa no PS6?
O 3D V-Cache é uma tecnologia que utiliza empilhamento vertical de memória sobre o processador. Na prática, isso significa maior velocidade no carregamento de dados, redução de latência e gráficos mais estáveis, especialmente em resoluções como 8K.
Para os gamers, isso se traduz em experiências mais fluidas em jogos massivos como GTA 6 ou até mesmo em títulos futuros. Imagine mundos abertos mais massivos que os atuais sendo carregados quase instantaneamente ou rodando com taxas de quadros altíssimas.
Por outro lado, essa tecnologia tem seu custo: pode aumentar o preço de produção do console em até 30%, além de exigir soluções térmicas avançadas para evitar superaquecimento, um problema já observado em consoles compactos como o PS5.
Quando o PS6 será lançado?
Embora a Sony ainda não tenha revelado uma data oficial, analistas apontam que o ciclo de lançamento de consoles sugere 2027 como o ano mais provável. Isso dá à empresa tempo para polir a tecnologia, resolver desafios como o aquecimento e otimizar os custos de fabricação.
A concorrência da Sony está de olho e a competição com do PS6 será enorme
A pressão sobre a Sony é grande. Mesmo com o sucesso do PS5, que alcançou 54,8 milhões de unidades vendidas até 2024, ele ainda está atrás do ritmo de vendas do PS4 no mesmo período.
Do mesmo modo, para competir com o próximo Xbox e outros concorrentes, o PS6 precisará não só de potência bruta, mas também de preço competitivo e especialmente bons jogos para aproveitar o hardware.
Em suma, fica a pergunta: você está preparado para pagar o preço da tecnologia de ponta? Estimativas indicam que o PS6 pode chegar ao Brasil custando mais de R$ 6.000, o que tornaria o console um item premium para os fãs mais dedicados.
O que achou da novidade? Deixe sua opinião nos comentários!
Confira também: Novo vídeo vazado de GTA 6 é falso, mas dá uma ideia impressionante de como o jogo pode ser
Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, Twitter (X) e Instagram!
Fonte: techshake