Parece que uma evolução do PlayStation 5 está a caminho, com informações vazadas sugerindo a existência do PS5 Pro. Essa nova versão pode ser lançada a tempo do aguardado GTA 6. Os fãs aguardam ansiosos por mais detalhes sobre essa possível atualização do console.
Com um hardware ainda mais poderoso, o novo console da Sony, trará consigo mudanças significativas em performance quando comparado com o modelo base ou slim do próprio PlayStation 5.
Essa mudança no hardware do console, é realmente necessária nessa geração?
PS5 Pro e seu grande upgrade de hardware!
O novo console da Sony terá um hardware ainda mais poderoso que a versão atual do PS5, onde, de acordo com as especificações ditas por Tom Henderson, o salto em poder é enorme.
- Memória RAM: 16GB (18Gbps GDDR6) // 256-bit // 576 GB/s
- GPU: 3584 shaders, 224 TMUs, e 96 ROPs.
- CPU: Zen 2 (8 núcleos // 16 threads)
- GPU Performance: 2.0 GPs // 28.67 TFLOPs de pico // 14.33 TFLOPs (normal)
- Aprimoramento de Inteligência Artificial: XDNA 2 NPU (Aprendizagem Máquina)
- Codinome: Projeto Trinity
- Data de Lançamento: Setembro de 2024
Upgrade é realmente necessário?
Um dos principais pontos de discussão quando surgiram os rumores sobre este novo modelo do PlayStation 5 é que se era necessário um console ainda mais poderoso que o modelo base.
Quando saiu o PS4 Pro, todos ficaram contentes, pois era um upgrade considerável em relação ao PS4 base, permitindo com que mais jogos fossem rodados em resoluções mais altas.
Analisando o PS5, o mesmo já possui m hardware muito evoluído, sendo capaz de rodar quase todos os seus jogos em 4K sem problema algum. O novo modelo, o PS5 Pro, viria para aprimorar alguns pontos, como o Ray Tracing.
Com o novo hardware, espera-se que os jogos consigam ser executados a pelo menos 2K com 60FPS constantes sem resolução dinâmica; o ideal seria ver tudo em 4K60, pois pulamos de 10TFLOPs para até 28TFLOPs. Jogos em 120FPS, que são uma promessa desta geração, devem aparecer com mais frequência.
O Xbox Series X, o mais potente da Microsoft, consegue executar uma gama maior de jogos com esta taxa de quadros, incluindo os jogos da retrocompatibilidade com o Xbox Clássico ou com o Xbox 360.
Em partes, o upgrade é bem-vindo, pois dá mais margem de trabalho para os desenvolvedores; porém, é válido destacar que atualmente, os desenvolvedores não conseguiram puxar o PS5 ao seu extremo, talvez com GTA 6, veremos isso acontecendo.
Caso você não tenha um PS5, é interessante ir diretamente para o PS5 Pro quando o mesmo estiver em um preço bom, pois já terá o console mais poderoso da Sony e conseguirá desfrutar de todos os lançamentos aprimorados.
O futuro do PS5 Pro é incerto, é necessário esperar para ver o que a Sony nos reserva.
Confira também: Assim seria o trailer de GTA 6 se fosse feito dentro do GTA 5
Gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook, Twitter e Instagram.