Um grupo de modders, fãs da Rockstar Games e Grand Theft Auto responderam ao processo da Take Two e estão processando a empresa, pois afirmam estar abrangidos pelo fair use.
De acordo com o portal Torrent Freak, os modders estão a enfrentar um processo da Take Two, com a distribuidora a exigir a remoção do mod re3 e reVC, que são versões do GTA 3 e Vice City em código aberto.
No início deste ano, em fevereiro, a Take Two e a Rockstar Games emitiram um aviso de DMCA (Digital Millennium Copyright Act), de modo a que os repositórios fossem removidos do Github. Rapidamente estes arquivos foram restaurados por outro grupo e a Take Two entrou em processo contra os modders.
Modders partem para a defesa do processo da Take Two e Rockstar Games
Os modders responderam, afirmando que as suas ações foram legais, e protegidas sob o Copyright Act. A defesa alega que qualquer material com direito de autor que foi usado nos projetos permitiu à equipa corrigir bugs que estavam presentes nos jogos originais.
Sendo assim, a defesa afirma que o material original estava a ser usado para adicionar algo ao código, em vez de ser uma simples cópia. Esta alteração, de acordo com os advogados dos modders, coloca a alteração como um ato de Fair Use, não sendo punível por lei.
Em suma, os modders ainda afirmam que a Rockstar Games deixou de lançar patchs de correções e abandonou o suporte dos jogos faz vários anos, além de que para usar o mod em questão, o jogador deve obrigatoriamente ter de possuir uma cópia original do jogo.
Confira também: GTA Trilogy Remaster | Easter eggs e novos mistérios são encontrados
Enfim, gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook e no Twitter.