Connect with us

Tecnologia

Memórias RAM DDR5 se esgotam devido a falta de componentes!

As novas memórias no padrão DDR5, estão passando por dificuldades no processo de fabricação devido a falta de componentes!

Published

on

As novas memórias no padrão DDR5, estão passando por dificuldades no processo de fabricação devido a falta de componentes!

Com o recém lançamento da geração Alder Lake-S da Intel, algo que veio introduzido foi o suporte a memórias RAM no padrão DDR5, no entanto, já não é possível mais encontrar estas para comprar, pois acabaram o estoque em todos os mercados disponíveis e não há previsão de melhora por enquanto.

Passar por escassez de componentes para fabricação de determinado objeto é normal, no entanto, no caso das memórias DDR5, o principal componente que está faltando é o PMIC (Power Management Integrated Circuit), que é um circuito de gerenciamento de energia, fundamental para a fabricação das memórias. O grande diferencial da nova geração de memórias, foi a introdução do PMIC no próprio módulo, onde antes, ficava na placa-mãe.

Memórias RAM DDR5 se esgotam devido a falta de componentes! 1

De acordo com os sites WCCFTech e 12Chip, o custo para se produzir cada chip PMIC para as memórias DDR5 é cerca de 10x maior em relação as memórias DDR4. Ambos ainda dizem que esta situação que o mercado se encontra só deve começar a normalizar daqui 35 semanas, somente no segundo semestre de 2022. O custo geral de produção, aumentou cerca de 60% em relação a memórias DDR4.

A geração Alder Lake não funciona somente com DDR5, esta ainda apresenta o suporte ao DDR4. Algumas placas-mães com chipset Z690 oferecem suporte a geração passada de memórias, assim como os próprios processadores.

Atualmente no Brasil, se procurar bem é possível encontrar alguns modelos DDR5, por exemplo no site da Waz, o modelo Dominator Platinum da Corsair com frequência padrão de 5200MHz e com um total de 32GB (2x16GB) está disponível pela bagatela de R$4.689,99.

Confira também: Take Two | O jogo virou! Modders processam dona da Rockstar Games

Enfim, gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook e no Twitter!

FonteWCCFTech e Adrenaline

Jornalista e Redator do Portal Viciados, criador de mods de tradução para Grand Theft Auto nos tempos livres, gosta de tecnologia com foco para as marcas da AMD, Intel e Nvidia.

Advertisement

Confira também