As plataformas de streaming de jogos são um mercado multimilionário que tem atraído o interesse dos gigantes da comunicação de todo o mundo. E o multi bilionário Elon Musk não quer ficar de fora. Depois de uma polêmica negociação, ele adquiriu o Twitter e promoveu uma ainda mais controversa mudança na plataforma.
Agora ele está direcionando a sua atenção para o mercado de streaming de jogos e já fez até uma live de teste no “X”, novo nome que ele escolheu para a sua rede social. Os usuários andam um pouco desconfiados das mudanças praticadas por ele, mas pode ser que dessa vez ele tenha acertado muito!
O antigo Twitter
Primeiro temos que entender o contexto do X. O icônico bilionário excêntrico decidiu dar a sua cara para a rede social trocando o nome de Twitter para X. Essa foi uma medida recebida com muita estranheza pela comunidade e que não agradou nem um pouco. Afinal, todos já estavam habituados ao antigo nome e não havia uma razão clara para uma mudança tão drástica.
Depois de uma negociação catastrófica, que terminou com Elon Musk obrigado pela justiça americana a adquirir o Twitter, o dono da Tesla chegou à plataforma demitindo um grande número de funcionários do alto escalão. Depois disso ele fez mudanças no mínimo desastradas no modelo do selo de conta verificada.
O mercado de jogos
A verdade é que Elon Musk pagou caro demais pela plataforma e se viu em uma situação complicada. Portanto, forçado a tentar minimizar os seus prejuízos, ele vem buscando a qualquer custo, alternativas para trazer lucros para o X. Atualmente você pode até baixar jogos grátis em diversos sites na internet, os jogos são uma febre mundial e um mercado que não para de crescer, então a bola da vez é o streaming de jogos eletrônicos.
E a comunidade do segmento é formada por pessoas muito apaixonadas, que torcem por times e competidores com muita entrega. Por isso, existem cada vez mais plataformas voltadas para aproximar os jogadores dos fãs. A maior parte deste mercado está nas plataformas de streaming.
O streaming de jogos
A palavra streaming do idioma inglês pode ser traduzida para o português como “transmissão”. As plataformas de streaming são aquelas em que jogadores e corporações podem transmitir conteúdos ligados aos seus jogos, como partidas e competições. E a comunidade interage o tempo todo por meio de mensagens de texto. A mais famosa está no site Twitch.
Além dos anúncios que podem ser feitos nas plataformas, de forma similar ao que acontece na televisão, os streamers (como são conhecidos os jogadores que transmitem seus conteúdos) também podem receber vultuosos valores na forma de doações. Existem diversos registros na internet de usuários doando valores altíssimos ao vivo para os seus jogadores favoritos.
X será a nova gigante do stream?
Elon Musk já havia vazado a informação de que o X estava prestes a iniciar uma incursão no universo da transmissão de jogos. No dia dois de outubro de 2023 ele compartilhou no seu perfil gamer na plataforma o primeiro teste de uma transmissão feita na plataforma. Os usuários sentiram falta de alguns recursos, como a possibilidade de mudar a qualidade do vídeo, mas de forma geral o teste foi bem sucedido.
O escolhido para o teste foi o novo jogo da franquia Diablo, que tem sido aguardado com grande expectativa pela comunidade. O fato é que, pela primeira vez desde que assumiu o controle da rede social, Elon Musk conseguiu apresentar uma novidade que agradou ao público.
Conhecido pelo seu espírito inovador, paixão por desafios e competência ao executar manobras ousadas, o bilionário sul-africano ainda precisa se provar à frente do X. E parece que ele vai colocar todas as suas fichas no streaming de jogos como forma de provar que as mudanças que ele vem fazendo serão capazes de elevar o nível da plataforma e oferecer uma experiência de qualidade para os usuários.