Connect with us

Artigos especiais

RAGE Engine | Conheça o motor que vai ser usado em GTA 6

Published

on

A Rockstar Advanced Game Engine (RAGE) é o moto gráfico da Rockstar Games para os seus jogos e é desenvolvido pelo estúdio de San Diego.

A Rockstar Advanced Game Engine ou RAGE Engine é o motor gráfico proprietário da Rockstar Games, é usado em diversos jogos da produtora e foi desenvolvido como forma da estrela do Rock depender menos de programas de terceiros para desenvolver os seus jogos. Será este o motor gráfico de GTA 6?

Anteriormente, a Rockstar Games usava a RenderWare, no entanto, a empresa responsável por essa engine, a Criterion Games, foi vendida para a EA Games, um pouco antes do lançamento de GTA San Andreas, sendo assim, a Rockstar Games começou a desenvolver a RAGE.

A Rockstar San Diego, em colaboração com NaturalMotion, criaram Rockstar Advanced Game Engine do zero, a partir de código C++, porém, a produtora sempre vem atualizando o motor gráfico com novas físicas, mais objetos destrutíveis e outras pequenas mas importantes melhorias.

Confira no YouTube: The Wonders of Euphoria – Physics in Games

Do mesmo modo, a primeira demo da RAGE Engine foi apresentada na E3 2005 e mostrava as primeiras imagens de desenvolvimento de Red Dead Redemption, na altura conhecido somente como “Old West Project“. Você pode conferir esse teaser abaixo:

Confira no YouTube: Red Dead Redemption E3 2005 Tech Demo Trailer

Durante esse tempo, a Rockstar Games desenvolveu Table Tennis para PS3 e Xbox 360, que serviu essencialmente para demonstrar a engine para o mundo, esse jogo não vendeu muito, mas foi muito bem avaliado pela crítica, especialmente devido aos seus gráficos e física bastante realista.

Confira no YouTube: Rockstar Table Tennis Xbox Series X Gameplay Review

O primeiro grande jogo a usar os benefícios da RAGE Engine foi Grand Theft Auto 4 que contava com gráficos incríveis para os consoles da época, bem como um mundo vivo e cheio de detalhes.

Funcionários da Rockstar North desenvolvendo GTA 5 na RAGE Engine.
Funcionários da Rockstar North desenvolvendo GTA 5 na RAGE Engine.

Mais tarde, Red Dead Redemption, Max Payne 3 e Grand Theft Auto 5 também se beneficiaram das atualizações que a Rockstar San Diego vinha fazendo na engine, no entanto é em Red Dead Redemption 2 que podemos ver como o motor gráfico evoluiu ao longo dos anos e ainda está pronto para futuros grandes lançamentos.

Apesar de não estar confirmado, é quase certo que GTA 6 também vai usar uma versão mais atual da RAGE Engine com muitas mais melhorias do que a versão que encontramos em Red Dead Redemption 2.

Confira também: Uncharted 4: A Thief’s End | Sony anuncia jogo para PC

Enfim, gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook e no Twitter!

Fonte: MatheusVictorBR

Administrador, Jornalista e Redator do Portal Viciados.

Advertisement

Confira também