A Nvidia, gigante fabricante de placas de vídeo, anunciou essa semana seus novos kits para Computação Segmentada e Inteligência Artificial voltada para a área da Medicina, O AGX Orin e o Jetson AGX Orin, ambos com base em um chip ARM, baseados na plataforma NVIDIA ConnectX-7.
O chip SoC (System on a Chip) Orin foi originalmente anunciado lá em 2019 para uma plataforma que ficou conhecida como Drive AGX. Este mesmo SoC prometia entregar um desempenho de 200 TOPs em somente um chip e apresentaria um total de 17 bilhões de transistores, apresentando um desempenho 7 vezes maior que os antigos Nvidia SoC Xavier. Atualmente, o mesmo foi atualizado para trabalhar em conjunto das GPUs Ampere!
Pequeno e poderoso: Este cubo tem um desempenho surpreendente!
Apesar do tamanho, este cubinho da Nvidia, apresenta um processador ARM Cortex-A78AE Hercules de 12 núcleos com litografia de 12nm, apresentando 17 bilhões de transistores. Por padrão, este vem com uma GPU baseada em Ampere, o modelo específico ainda não foi divulgado, no entanto, já foi confirmado que o mesmo poderá contar com até uma RTX A6000, que tem um desempenho superior à RTX 3090, onde a A6000 apresenta 48GB de VRAM GDDR6 e conta com 10752 CUDA. É esperado que a versão para o cubo, possuirá núcleos CUDA reduzidos.
Não foi revelado qual será a capacidade da RAM, porém é possível esperar que este venha com 16GB de RAM LPDDR4X, visto que a sua geração anterior, a Xavier, vinha equipado com 16GB de RAM, no entanto, no padrão LPDDR4 de 256-Bits.
A fabricante já falou sobre este pequeno cubo: “À medida que a robótica e a computação incorporada transformam manufatura, saúde, mercado, transporte, cidades inteligentes e outros setores essenciais da economia, a demanda por processamento continua a crescer”, disse Deepu Talla, vice-presidente e gerente geral de computação incorporada e de ponta da NVIDIA . “O Jetson AGX Orin atende a essa necessidade, permitindo que 850.000 desenvolvedores do Jetson e mais de 6.000 empresas que desenvolvem produtos comerciais nele criem e implantem máquinas autônomas e aplicativos de IA de ponta que antes pareciam impossíveis.”
Este carinha aqui, estará disponível a partir do primeiro semestre de 2022. Questões como preço e disponibilidade em lojas ainda não foram reveladas.
Confira também: TSMC vai começar a fabricar chips de 3 nanômetros em 2022!
Enfim, gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook e no Twitter!
Fonte: WCCFTech