Connect with us

Tecnologia

TSMC vai começar a fabricar chips de 3 nanômetros em 2022!

A gigante fabricante de semicondutores, a taiwanesa TSMC, irá começar a produzir seus chips de 3nm em grande escala já em 2022!

Published

on

A gigante fabricante de semicondutores, a taiwanesa TSMC, irá começar a produzir seus chips de 3nm em grande escala já em 2022!

A disputa pelo silício e quem conseguirá evoluí-lo está ficando acirrada. A gigante taiwanesa TSMC está na luta para desenvolver chips de ponta com uma baixa litografia. Pelas últimas informações que tem-se conhecimento, aponta que a fabricante irá começar a produzir chips em 3nm (nanômetros) já em 2022, mais especificadamente, no segundo semestre deste ano.

Para quem não sabe o que são estes tal de nanômetros, eu explico; o nanômetro é uma unidade de medida que equivale a um bilionésimo de 1 metro. Quando falamos que tal processador é fabricado em 10nm, isto quer dizer que é a medida entre os terminais dos transistores dentro do chip, portanto, quanto menor for essa distância, mais avançado será o processador.

TSMC vai começar a fabricar chips de 3 nanômetros em 2022! 1
Isso seria um chip de 3 nanômetros feito pela TSMC!

De acordo com a própria TSMC e com o site do WCCFTech, a fabricante de semicondutores ao longo de 2021, esteve mandando suas revisões de seus chips N4P em 5 nanômetros. Para um mercado que se atualiza constantemente, as primeiras variantes de 3nm chegarão em 2022, no entanto não se sabe o que ou quem realmente irá usar os chips.

Apple A16 Bionic poderá ser fabricado em 3 nanômetros!

A Apple já confirmou que garantiu alguns lotes destes chips fabricados em 3nm diretamente da TSMC, para que ela possuísse uma vantagem em relação a concorrência, no entanto, esta estratégia da maçã pode não funcionar muito bem, a mesma tem planos para fabricar o A16 Bionic, o mesmo que equipará os novos iPhone 14 e aparelhos subsequentes, na litografia de 3nm, porém a fabricante estaria enfrentando problemas na fabricação destes chips.

É esperado que caso a gigante taiwanesa não consiga concluir as remessas de chips para 2022, o que antes, estavam apontando para um grande volume destes só sair em 2023, no entanto, como o mercado estava oferecendo demanda e oportunidade, a fabricante se viu obrigada a mergulhar de cabeça na produção destes, a Apple irá apostar em chips de 4nm para fabricar os processadores dos seus iPhone. Tudo o que podemos fazer agora é aguardar 2022 para ficarmos a par de mais novidades por intermédio da TSMC sobre estes novos chips e quem e o que irá recebê-los.

Confira também: Homem-Aranha 3 | Tobey e Andrew aparecem em novas imagens

Enfim, gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook e no Twitter!

FonteWCCFTech

Jornalista e Redator do Portal Viciados, criador de mods de tradução para Grand Theft Auto nos tempos livres, gosta de tecnologia com foco para as marcas da AMD, Intel e Nvidia.

Advertisement

Confira também