A aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, no valor de US$ 68,7 bilhões, foi aprovada pelos reguladores da União Europeia, poucas semanas após a rejeição da compra pelos reguladores do Reino Unido.

A decisão da UE em aprovar esse grande negócio ocorre menos de um mês depois que os reguladores do Reino Unido bloquearam os planos da Microsoft.

Microsoft Xbox | Compra da Activision Blizzard é aprovada pela União Europeia 2024 Portal Viciados

A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido bloqueou o negócio devido a preocupações com o mercado de jogos em nuvem, afirmando que a aquisição poderia levar a “menos inovação e menos escolha para os jogadores do Reino Unido nos anos vindouros”. A Microsoft está recorrendo da decisão.

A Microsoft passou os últimos meses tentando atender às preocupações dos reguladores em relação aos jogos em nuvem, com acordos convincentes para os reguladores da UE, mas não para os do Reino Unido.

A gigante do software assinou acordos de jogos em nuvem com a Boosteroid, Ubitus e Nvidia para permitir que os jogos de PC, Xbox rodem nesses serviços rivais de jogos em nuvem. Um acordo semelhante com a Nintendo foi anunciado em dezembro.

Todos esses acordos de 10 anos também incluem acesso ao Call of Duty e a outros jogos da Activision Blizzard, se o acordo for aprovado pelos reguladores.

A CMA teme que a Microsoft controlando o Call of Duty, Overwatch e World of Warcraft lhe dê uma grande vantagem sobre os concorrentes no mercado de jogos em nuvem – o regulador estima que a Microsoft tenha cerca de 60 a 70% da participação global em serviços de jogos em nuvem.

Negocio da Microsoft Xbox com Activision Blizzard está aprovado em diversos países

Negocio da Microsoft com Activision Blizzard está aprovado em diversos países

A apelação da Microsoft no Reino Unido provavelmente levará meses até que o processo esteja completo. Por outro lado, a decisão da UE de hoje pode ajudar a impulsionar as chances da Microsoft de fechar esse grande negócio.

Reguladores da Arábia Saudita, Brasil, Chile, Sérvia, Japão e África do Sul também aprovaram o acordo. China, Coreia do Sul, Nova Zelândia e Austrália ainda estão revisando o acordo.

Confira também: Steam Deck está com o menor preço já visto aqui no Brasil; Saiba como comprar!

Gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no FacebookTwitter e Instagram!

Fontetheverge