Connect with us

Games

GTA San Andreas | Fatos reais que inspiraram o enredo do jogo

Vocês sabem quais foram os acontecimentos reais que marcaram o enredo de GTA San Andreas? Confira agora!

Published

on

GTA San Andreas | Fatos reais que inspiraram o enredo do jogo 1

Falando novamente sobre este maravilho game, GTA San Andreas. Vocês sabem no que o GTA San Andreas foi baseado, os acontecimentos da vida real que deram origem ao enredo e ao contexto de toda a trama de San Andreas? É o que iremos abordar nesta matéria!

Há um tempo, nosso parceiro Rafyron fez um vídeo falando sobre o mesmo tema, confiram o mesmo logo abaixo:

Violência e Rampart da Polícia de Los Angeles

Durante a década de 90, os EUA estavam sofrendo com uma enorme onda de violência por parte dos policiais, o que já pode ser notado no jogo logo em seu início, com CJ sendo enquadrado pelos policiais da C.R.A.S.H. Algo que pouca gente lembra é que se formos no pátio de apreensão da polícia de Los Santos, podemos ver em alguns casos, policiais batendo em um NPC taxista de camisa listrada, que faz referência ao taxista da vida real Rodney King, que fora espancado após ingerir bebidas alcóolicas e dirigir (ninguém foi preso apesar das provas); o que ocasionou os distúrbios de Los Angeles de 1992 e o Rampart (a divisão) da L.A.P.D devido corrupção pela C.R.A.S.H da vida real – Community Resources Against Street Hoodlums – Comunidade de Recursos Contra Crimes de Ruas.

GTA San Andreas | Fatos reais que inspiraram o enredo do jogo 2

Ascenção do Crack

Dentro do contexto de GTA San Andreas vemos muitos traficantes de drogas andando por aí e temos missões de limpar o bairro destes, pois a gangue estava perdendo forças. Não foi por qualquer motivo que a Rockstar inseriu isso no contexto do game; no final da década de 80 e início da década de 90, o crack começou a se “popularizar” e a contaminar as pessoas. O mesmo começou a ser vendido em forma de pó (cocaína) e depois foi transformado em pedras. Estima-se que cerca de 5,8 milhões de pessoas já tiveram contato com a droga entre os anos de 1985 e 1990.

GTA San Andreas | Fatos reais que inspiraram o enredo do jogo 3

Bloods vs Crips

Gangues estão presentes em todos os GTAs; no entanto, nunca foi tanto explorada quanto em GTA San Andreas. A gangue dos Ballas e dos Grove Street Families foram fortemente inspiradas em duas gangues que existem na vida real, os Bloods e os Crips, até grandes nomes como 2Pac e o Snoop Dogg estavam no meio. Os Bloods são conhecidos por usar a cor vermelha e fazerem com os dedos a palavra BLOOD. Os Crips, marcados pela cor azul, são a maior gangue, com cerca de 18 mil membros e são famosos por cometerem vários assaltos e atos de vandalismo. No jogo é notório a relação de Madd Dogg com a Grove, assim como Snopp Dogg e Crips.

GTA San Andreas | Fatos reais que inspiraram o enredo do jogo 4

Terremoto de Loma Prieta

Em 17 de outubro de 1989, acontecia o jogo da liga mundial de baseball entre San Francisco Giants e Oakland Athletics no Candlestick Park. Entretanto, durante a partida aconteceu um terremoto que foi capturado pela ABC (American Broadcasting Company). O epicentro desse terremoto aconteceu em Loma Prieta, uma das montanhas localizadas na San Andreas Fault, ou no português, Falha de San Andreas. O terremoto teve uma duração de 8 à 15 segundos, com uma profundidade de 19km, causando 63 mortes e deixando 3.757 feridos. O prejuízo total foi de US$ 5,6 à 6 bilhões.

Como é possível perceber, o próprio nome, GTA San Andreas já faz uma referência a essa falha, entretanto, a Rockstar colocou mais algumas referências a este acontecimento, como por exemplo no cemitério de San Fierro, temos uma placa com vários nomes nela, que está a representar as vida perdidas.

Além disso, no próprio guia turístico de San Andreas temos uma breve explicação sobre o distrito de DohertyConfira abaixo a explicação dada no guia:

“O distrito de Doherty foi devastado por um terremoto acontecido em 1989 que desabou vários edifícios. os prejuízos materiais foram incalculáveis. embora a maior parte do plano de reconstrução já foi realizada, ainda existem sinais visíveis que se assemelham aos efeitos do desastre ao longo do bairro – prédios estão sendo aos poucos reconstruídos”

Nosso parceiro Rafyron também fez um vídeo explicando de forma mais detalhadas estes acontecimentos; confira:

Os Distúrbios de Los Angeles de 1992

No final de GTA San Andreas, acontece algo que marca o jogo, o modo “Riot”, ou simplesmente o modo “Revolta”, visto que Tenpenny foi absolvido de todas as suas acusações pelo juiz. Estes acontecimentos finais foram inspirados nos Distúrbios de Los Angeles de 1992, que foram desencadeados após os policiais que agrediram o taxista Rodney King, terem suas acusações absolvidas, tal ação violenta, que foi registrada em vídeo, fizeram com que os habitantes se revoltassem por justiça durante 6 dias. Um caminhoneiro chamado Reginald Denny, que estava passando pelo local, foi retirado de seu caminhão e violentado brutalmente, tornando-se involuntariamente um símbolo da violência nos dias de caos.

Os tumultos começaram no dia 29 de abril na região sul da cidade e pouco a pouco foi se espalhando até a região metropolitana, cabendo ao exército e aos grupos de fuzileiros acabarem com toda essa confusão generalizada.

GTA San Andreas | Fatos reais que inspiraram o enredo do jogo 5

Confira também: Apple | iPhone SE 2022 poderá ser anunciado em um evento online

Enfim, gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook e no Twitter!

Jornalista e Redator do Portal Viciados, criador de mods de tradução para Grand Theft Auto nos tempos livres, gosta de tecnologia com foco para as marcas da AMD, Intel e Nvidia.

Advertisement

Confira também