O Facebook Gaming, que serve de resposta da rede social para plataformas como a Twitch, liberou o app de Android para todos os países nesta segunda-feira (20): ele vinha sendo testado no Brasil e serve para assistir quem joga e transmite o gameplay. O app foi expandido para mais mercados alguns meses antes do planejamento inicial, graças ao surto do coronavírus causador da COVID-19.
O crescimento de plataformas como o Twitch e a consolidação do YouTube como local de streaming de jogos fez o Facebook se movimentar. Aliás sendo a terceira maior plataforma em número de espectadores, a rede comandada por Mark Zuckerberg decidiu adiantar a importante mudança como citado anteriormente.

Em março deste ano, o Facebook já havia adicionado a guia Gaming à sua aplicação principal, e hoje lançou novas funções no Facebook Gaming. Além dos vários títulos internos, o foco será a possibilidade de transmitir e assistir aos games direto no aplicativo para Android.
O aplicativo já possui alguns jogos pré-instalados, mas seu foco principal é nos streamings dos grandes games. Amplamente inspirado em seus concorrentes, o novo Facebook Gaming oferecerá experiência semelhante àquela do Twitch e do YouTube. O processo de streaming é facilitado através do botão “Go live” que, quando a transmissão começar, permite que o gameplay apareça no perfil do jogador para que seguidores e amigos possam participar.
Veja também as últimas notícias:
- Far Cry, da Ubisoft, ganhará série a cargo da FX e protagonizada por Rob Mac
- Xbox | Microsoft explica por que estúdios querem lançar jogos no PlayStation 5
- Charlie Kirk | Artista de Ghost of Yotei diz que foi demitida antes de poder pedir desculpas
- PlayStation | A Sony realmente compraria a Ubisoft?
- A.I.L.A está pesado no PC? Veja os requisitos mínimos e recomendados para jogar pela Steam
O’que esperar do Facebook Gaming?
A rede social está tentando ganhar espaço em um mercado promissor. A expectativa, porém, é de um caminho difícil, já que, segundo dados do Streamlabs e do Stream Haychet, o Facebook ainda está longe dos rivais. Além disso, não há garantias de que consiga isso com um aplicativo especializado. O YouTube, por exemplo, fechou o seu após apenas quatro anos.
De acordo com o New York Times, o app seria lançado inicialmente em junho, mas o Facebook antecipou seu lançamento devido ao crescimento repentino da indústria de jogos, por causa da quarentena decretada em vários países, como resultado da pandemia do novo coronavírus.
Não perca nenhuma novidade do mundo dos games! Siga o Portal Viciados nos nossos grupos oficiais:
Confira também: GTA 6 | A Rockstar Games pediu para vazar produção?
O app vinha sendo testado há um ano e meio, na América Latina e no sul da Ásia, e já está disponível para download na Play Store. Para usuários de iOS, o app desembarca na App Store assim que for aprovado pela Apple.

Em nota divulgada:
“Temos visto grande aumento em (consumo de) jogos durante a quarentena”, afirmou o executivo do Facebook Fidji Simo ao jornal. Durante o período de testes na América Latina e no sudeste asiático há um ano e meio. De acordo com a empresa, 700 milhões de seus 2,5 bilhões de usuários mensais acostumaram a jogar na plataforma.


