O Facebook Gaming, que serve de resposta da rede social para plataformas como a Twitch, liberou o app de Android para todos os países nesta segunda-feira (20): ele vinha sendo testado no Brasil e serve para assistir quem joga e transmite o gameplay. O app foi expandido para mais mercados alguns meses antes do planejamento inicial, graças ao surto do coronavírus causador da COVID-19.
O crescimento de plataformas como o Twitch e a consolidação do YouTube como local de streaming de jogos fez o Facebook se movimentar. Aliás sendo a terceira maior plataforma em número de espectadores, a rede comandada por Mark Zuckerberg decidiu adiantar a importante mudança como citado anteriormente.
Em março deste ano, o Facebook já havia adicionado a guia Gaming à sua aplicação principal, e hoje lançou novas funções no Facebook Gaming. Além dos vários títulos internos, o foco será a possibilidade de transmitir e assistir aos games direto no aplicativo para Android.
O aplicativo já possui alguns jogos pré-instalados, mas seu foco principal é nos streamings dos grandes games. Amplamente inspirado em seus concorrentes, o novo Facebook Gaming oferecerá experiência semelhante àquela do Twitch e do YouTube. O processo de streaming é facilitado através do botão “Go live” que, quando a transmissão começar, permite que o gameplay apareça no perfil do jogador para que seguidores e amigos possam participar.
Veja também as últimas notícias:
- Assassin’s Creed Shadows | Criador de conteúdo exibe gameplay no YouTube com novidades
- PlayStation | Jeff Grubb comenta o motivo por trás dos cancelamentos recentes da Sony
- PlayStation 6 | Futuro console da Sony pode usar estes novos chips da AMD
- EA Sports FC 25 de graça no Xbox? Usuários relatam que título da EA Games está gratuito
- Nintendo Switch 2 | Jason Schreier comenta possível motivo do novo trailer antecipado
O’que esperar do Facebook Gaming?
A rede social está tentando ganhar espaço em um mercado promissor. A expectativa, porém, é de um caminho difícil, já que, segundo dados do Streamlabs e do Stream Haychet, o Facebook ainda está longe dos rivais. Além disso, não há garantias de que consiga isso com um aplicativo especializado. O YouTube, por exemplo, fechou o seu após apenas quatro anos.
De acordo com o New York Times, o app seria lançado inicialmente em junho, mas o Facebook antecipou seu lançamento devido ao crescimento repentino da indústria de jogos, por causa da quarentena decretada em vários países, como resultado da pandemia do novo coronavírus.
Confira também: GTA 6 | A Rockstar Games pediu para vazar produção?
O app vinha sendo testado há um ano e meio, na América Latina e no sul da Ásia, e já está disponível para download na Play Store. Para usuários de iOS, o app desembarca na App Store assim que for aprovado pela Apple.
Em nota divulgada:
“Temos visto grande aumento em (consumo de) jogos durante a quarentena”, afirmou o executivo do Facebook Fidji Simo ao jornal. Durante o período de testes na América Latina e no sudeste asiático há um ano e meio. De acordo com a empresa, 700 milhões de seus 2,5 bilhões de usuários mensais acostumaram a jogar na plataforma.