GTA Vice City | 20 anos depois, ex-funcionário da Rockstar Games revela detalhes do estressante desenvolvimento

Por: Rafael Boaventura
4 min. de leitura
GTA Vice City | 20 anos depois, ex-funcionário da Rockstar Games revela detalhes do estressante desenvolvimento 2024 Portal Viciados

Rockstar Games sempre lançou vários títulos épicos e marcantes ao decorrer dos anos, incluindo o revolucionário Grand Theft Auto III, Midnight Club 3: Dub Edition, Red Dead Redemption e muitos mais.

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Grand Theft Auto é a franquia mais popular da empresa, e o próximo jogo da série, terá seu trailer divulgado oficialmente no começo do mês de dezembro, assim como apontou Sam Houser no começo de novembro.

Mas voltando no passado, cerca de 20 anos, como o desenvolvimento de Vice City se desenrolou?

Obee Vermeij foi um dos funcionários mais fundamentais na história da Rockstar Games, onde foi o diretor técnico dos principais títulos da franquia Grand Theft Auto, como a trilogia clássica, Liberty e Vice City StoriesGTA 4 e Chinatown Wars. Este divulgou diversos detalhes sobre os jogos antigos da empresa, mesmo que a Rockstar North tenha intervido nisso.

Primórdios do desenvolvimento de GTA Vice City

Antes do lançamento de GTA 3, houve um período de pausa, de 6 semanas, período este necessário para gravar os DVDs do jogo para distribuição, e a Rockstar Games havia dado uma folga para a equipe.

Depois do lançamento do III, o desenvolvimento de Vice City iniciou. A ideia de ambientar o jogo em Miami nos anos 80 foi da Rockstar New York, porém, a ideia inicial era fazer uma DLC, ou Mission Pack, para o GTA 3, assim como foi GTA London 1961/69 para o primeiro GTA.

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A ideia só mudou quando viram que o GTA 3 estava indo bem e o projeto atual estava tomando outro rumo, com isso, tornaram um jogo independente, e isso, com 6 meses de desenvolvimento.

Prazo curto… Grande ambição

A própria equipe de Vermeij fez o porte de GTA 3 para o PC, o que custou 6 meses da equipe, porém, neste meio tempo, a outra parte da equipe conseguiu ir direto para Vice City, uma vez que não houve muitas mudanças nos códigos de um jogo para outro.

A Rockstar Games pagou uma viagem para os desenvolvedores para Miami, onde ficaram hospedados em um hotel em Miami Beach. Os artistas trouxeram suas câmeras e alguns deles percorreram coleções de texturas. Alguns deles passaram a semana no bar ao lado do hotel. Vermeij relata que assistiu a um jogo dos Dolphins e do Miami Heat.

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GTA Vice City foi mais estressante do que GTA 3, ainda mais com um prazo apertado, de somente 1 ano e com as expectativas eram altas. Além disso houve o porte para PC do GTA 3 no mesmo ano, o que demandou mais tempo do desenvolvimento, mas vendo o sucesso que o primeiro GTA 3D fez, toda a equipe se animou

O estúdio de Nova York conseguiu aumentar o nível de dublagem, chamando grandes atores como Ray Liotta (1954-2022), para atuarem no jogo, e Tommy Vercetti teve sua icônica voz.

Segundo palavras de Vermeij: “O tempo estava mais ensolarado, a fachada era neon, a cidade parecia mais sulista e a música dos anos 80. Isso transformou o jogo.”

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Fonteinsiderockstarnorth