Estes eram os planos da Rockstar Games para o primeiro Grand Theft Auto Online em 2001

Estes eram os planos da Rockstar Games para a primeira versão do GTA Online em 2001!

Por:
Rafael Vieira - Redator do Portal Viciados
Grand Theft Auto Online 2001 Rockstar Games First GTAO Project

Ontem, 25 de dezembro, alguns documentos sobre a trilogia clássica da franquia Grand Theft Auto acabaram vazando, incluindo informações sobre a primeira visão do que seria o GTA Online para o GTA 3; mesmo que descartado, essas seriam as principais ideias da Rockstar Games para o título.

Estes eram os planos originais da Rockstar Games para criar GTA Online em 2001

TUDO SOBRE GTA 6! LEAKS, TRAILERS E RUMORES... TÁ TUDO NOS NOSSOS GRUPOS!

Essa ambiciosa visão, revelada nos documentos, acabou sendo cancelada devido às limitações tecnológicas da época, mesmo que a equipe tenha trabalhado no projeto, trouxe ideias inovadoras que, na época, poderiam ter revolucionado os jogos multiplayer.

Estes eram os planos da Rockstar Games para o primeiro Grand Theft Auto Online em 2001

De acordo com o vazamento, a ideia era criar uma experiência online imersiva e cheia de recursos avançados para a época. Confira alguns dos elementos mais impressionantes que estavam nos planos originais:

1

Qual o seu protagonista favorito do GTA 6?

gta 6 grand theft auto vi lucia caminos 2026
1 Lucia
gta 6 grand theft auto vi jason duval 2026
2 Jason
Feito por: Ecosistema Partner
  1. Fações jogáveis:
    • Polícia
    • Máfia
    • Yakuza
    • Gangue Dogheart Massive
    • Motoqueiros
  2. Sistema Judicial:
    Jogadores poderiam ser declarados culpados ou inocentes em tribunais, com o resultado dependendo de suas habilidades legais.
  3. Sistema de Reputação:
    Cada gangue teria pontos de encontro específicos, e o sistema de reputação influenciaria as interações com NPCs e outros jogadores.
  4. Hospitais e Sistema de Fuga:
    Jogadores feridos seriam levados de ambulância para hospitais, mas, caso tivessem cometido crimes, seriam encaminhados à prisão. Também haveria a opção de fugir e buscar ajuda médica fora do sistema oficial da cidade.
  5. Customização de personagens e roupas:
    Um robusto sistema de personalização permitiria criar personagens únicos, assim como é no GTA Online de hoje.
  6. Habilidades:
    O plano da Rockstar Games incluía a adição de habilidades especiais como hacking, carisma, possibilidade de criar itens com química, força e inteligência. Essas habilidades iriam moldar cada personagem.
Estes eram os planos da Rockstar Games para o primeiro Grand Theft Auto Online em 2001

Além disso, a Rockstar Games tinha a intenção de colocar diversos locais acessíveis, como lojas de bebidas, bancos, mansões e joalherias, com um alto nível de interação; chat de voz e chat de texto também estaria presente na primeira versão do GTA Online.

Algo que seria visto em GTA San Andreas, era o sistema de imóveis e inventário, onde seria possível adquirir apartamentos, garagens e trocar itens com outros jogadores. GTA San Andreas apresentou a possibilidade de comprar casas e apartamentos pelo mapa.

Por fim, ainda foi revelado que o projeto contaria com animações e interações sociais, desde fumar até dar risadas ou expressar emoções, os jogadores poderiam usar emotes para se comunicar e interagir.

Estes eram os planos da Rockstar Games para o primeiro Grand Theft Auto Online em 2001

Vale dizer que Obbe Vermeij, um dos principais nomes na trilogia clássica, também comentou sobre, informando que o documento sobre o GTA 3 é legítimo. Obbe teve mão neste projeto, fazendo um sistema de deathmatch / mata-mata, trabalhando nisso por cerca de 4 semanas.

Além disso, comentou que os jogadores podiam ganhar pontos matando uns aos outros, roubar carros e muito mais; porém, era algo que precisaria de mais trabalho, e foi abandonado naquele momento.

Parte do time que trabalhava nessa versão inicial de GTA Online migrou para outro projeto icônico da Rockstar Games: Bully, lançado em 2006.

Confira também: Rockstar Games sofre novo vazamento em pleno dia de Natal; Documentos da trilogia clássica são divulgados

Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no FacebookX (Twitter) Instagram!

Fonte: Twitter

Redator do Portal Viciados
Seguir
Rafael Vieira é Redator de Tecnologia e Games no Portal Viciados. Analista de Sistemas; desenvolvedor; cofundador da MSW Softworks e pós graduando em Segurança da Informação na PUCSP e PUCPR, Rafael combina paixão por jogos com conhecimento técnico profundo sobre software e hardware.Sua autoridade na comunidade é validada por sua atuação como Tradutor veterano no Grupo TraduMix / MixMods, uma das maiores referências em modificações de jogos no Brasil. Siga-o no Twitter/X [@rafyron] e Instagram [@rfayron_] para insights sobre desenvolvimento e cultura gamer.