Há aproximadamente um ano, os membros do canal do YouTube, Xbox Mil Grau, foram acusados por várias pessoas online de racismo, depois de postarem um meme durante os protestos contra o racismo e a morte de George Floyd.
A imagem polêmica partilhada por XCapim360, integrante da Xbox Mil Grau continha na legenda em inglês “O que negros estão fazendo hoje”, mostra um homem negro em frente a um carro em chamas. A outra, com a descrição “O que brancos estão fazendo hoje”, mostra dois astronautas brancos.
Nesse ínterim, diversos internautas publicaram vários clips cortados, em que mostravam os integrantes tendo supostas conversas racistas em lives e vídeos. Por outro lado, no perfil do Twitter, a Xbox Mil Grau repudiou os vídeos e ainda afirmaram estar fora de contexto.
Em suma, depois de quase um ano, Chief publicou no Twitter que o Inquérito que imputava diversos crimes ao criador foram arquivados por falta de provas. “ Gostaria de comunicar a todos que me acompanham, que o inquérito que os canceladores foram abrir junto ao MP me imputando crimes que NUNCA cometi, foi ARQUIVADO por FALTA DE PROVAS.”
FAQ
1. O que aconteceu com o canal Xbox Mil Grau?
Os membros do canal Xbox Mil Grau foram acusados de racismo nas redes sociais após postarem um meme durante os protestos contra o racismo e a morte de George Floyd.
Qual era o conteúdo do meme que gerou controvérsia com a Xbox Mil Grau?
O meme compartilhado por XCapim360, membro da Xbox Mil Grau, continha duas imagens com legendas diferentes. Uma mostrava um homem negro em frente a um carro em chamas com a legenda “O que negros estão fazendo hoje”, enquanto a outra mostrava dois astronautas brancos com a legenda “O que brancos estão fazendo hoje”.
O que aconteceu após a divulgação do meme?
Diversos internautas compartilharam trechos de vídeos em que os membros da Xbox Mil Grau supostamente tinham conversas racistas em lives e vídeos.
Qual foi a reação da Xbox Mil Grau diante das acusações
No perfil do Twitter, a Xbox Mil Grau repudiou os vídeos e afirmou que estavam fora de contexto.
Houve algum desdobramento legal?
Sim, cerca de um ano depois, Chief, um dos integrantes, anunciou no Twitter que o inquérito que imputava diversos crimes ao criador foi arquivado por falta de provas.
*Atualizamos a matéria a 28 de fevereiro de 2024 com a inclusão de um FAQ para um melhor entendimento do público.
Confira também: PlayStation | Sony compra estúdio para fazer ports para o PC
Enfim, gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook e no Twitter!