Connect with us

Tecnologia

AMD | Um quarto do mercado de CPUs x86 é AMD!

O mercado de processadores baseados em x86 está melhorando para a AMD, onde esta, já está com uma parte deste mercado para si mesma!

Published

on

O mercado de processadores baseados em x86 está melhorando para a AMD, onde esta, já está com uma parte deste mercado para si mesma!

A história da AMD nunca foi muito favorável. Sua melhor posição no mercado foi em 2006, onde ela e a Intel estavam disputando mercado. De um lado tínhamos a Intel com seus Core 2 Duo, uma evolução da linha Pentium e Pentium D; e de outro lado, vinha a AMD com sua linha de processadores Atlhon 64 X2.

Tempo passou e processadores dual-cores já não bastavam, a AMD apostou na sua linha Phenom e a Intel veio forte com a linha Core 2 Quad. No entanto, a gigante veio perdendo força quando a linha Intel Core foi evoluindo, mostrando a público os novos i3, i5 e i7; a resposta da AMD foi lançar a linha nem tão forte assim, a FX, que seria uma evolução da linha Phenom, mas a mesma não firmou e a fabricante perdeu posição em relação à Intel.

AMD | Um quarto do mercado de CPUs x86 é AMD! 1
A linha Atlhon foi uma linha que consagrou a fabricante!

Como anda a situação da AMD no mercado de CPUs?

Hoje, a fabricante se encontra em uma posição bem favorável no mercado de microprocessadores, após os acertos da AMD com a linha Ryzen e com a nova CEO, a Lisa Su, sua fatia representa cerca de 1/4 (1 quarto) de todo o mercado, sendo a segunda melhor posição da história desde 2006. Tendo um crescimento de 2,1% por trimestre, a fabricante chegou em 24,6%, apenas perdendo para a sua posição de 2006, de 25.3%.

A pesquisa realizada pelo site WCCFTech, aponta resultados empolgantes no mercado de CPUs para notebooks, com um crescimento de 1.8% ao ano, alcançou participação de 22%, visto que o mercado mobile era dominado pela Intel. Todo este aumento, representou um ganho de receita de 16.2% no terceiro trimestre desse ano, sendo um crescimento de 1.3% por trimestre ou 3.9% por ano. Esta atual posição no mercado de processadores x86, coloca a AMD a apenas 0.7 pontos de seu recorde histórico de 2006, o que mostra o sucesso das linhas Ryzen e Epyc.

Confira também: RTX 3070Ti pode chegar aos notebooks para competir com a Intel!

Enfim, gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook e no Twitter!

FonteWCCFTech e Adrenaline

Jornalista e Redator do Portal Viciados, criador de mods de tradução para Grand Theft Auto nos tempos livres, gosta de tecnologia com foco para as marcas da AMD, Intel e Nvidia.

Advertisement

Confira também