Portal ViciadosPortal ViciadosPortal Viciados
  • Todas as matériasPágina inicial
  • Xbox
  • PlayStation
  • Windows
  • Reviews
  • GTA 6 & Rockstar
Lendo: The Last of Us oficial pela Tencent? Saiba os detalhes do acordo cancelado com a Sony
Portal ViciadosPortal Viciados
  • Todas as matériasPágina inicial
Pesquise
  • Todas as matériasPágina inicial
  • Xbox
  • PlayStation
  • Windows
  • Reviews
  • GTA 6 & Rockstar
Siga-nos
  • Sobre o Portal Viciados
  • Estatuto editorial
  • Contato
  • Equipe
  • FAQ
  • WhatsApp & Telegram
  • Parceiros
  • Verificação de fatos
  • Remoção de conteúdo
  • Privacidade e Termos de Uso
  • RSS
  • Sitemap
  • Tags
PlayStation

The Last of Us oficial pela Tencent? Saiba os detalhes do acordo cancelado com a Sony

Documentos judiciais revelam que a Tencent tentou fazer um The Last of Us oficial antes de ser processada pela Sony.

Por: Luis Andrade - Dono do Portal Viciados
Published: 17 de outubro de 2025
Compartilhar

Documentos judiciais da Sony e Tencent revelaram que a gigante chinesa tentou conseguir os direitos para desenvolver um jogo oficial de The Last of Us, depois de ter seu projeto baseado em Horizon recusado pela dona do PlayStation.

No entanto, o que poderia ter sido uma colaboração histórica acabou se transformando em um embate judicial tenso,com a Sony acusando a Tencent de copiar descaradamente elementos de Horizon em seu novo título, Light of Motiram.

De Horizon a The Last of Us: a proposta que nunca saiu do papel

De Horizon a The Last of Us: a proposta que nunca saiu do papel

De acordo com documentos apresentados no processo, a Tencent iniciou as conversas com a Sony em 2024, propondo uma colaboração em torno do universo de Horizon, com o projeto de codinome “Project Z”. O estúdio responsável pela proposta era o Aurora Studios, o mesmo que mais tarde desenvolveria Light of Motiram.

As negociações aconteceram em encontros na DICE (Las Vegas) e na GDC 2024 (São Francisco). Apesar do entusiasmo da Tencent, a Sony recusou formalmente o projeto em abril de 2024, deixando claro que não estava interessada em licenciar Horizon.

O curioso é que, após essa negativa, a Tencent ainda tentou manter o diálogo. Meses depois, segundo Olivier Courtemanche, chefe da divisão mobile da PlayStation Studios, a empresa japonesa acreditava que a próxima reunião seria sobre The Last of Us.

Em julho de 2024, executivos da Sony viajaram até Shenzhen, na China, para uma nova reunião com a Tencent e o Aurora Studios.

Do mesmo modo, Courtemanche afirmou que entrou no encontro acreditando que discutiriam uma possível colaboração para The Last of Us, mas a apresentação rapidamente tomou outro rumo.

“Entramos na reunião com a impressão de que queriam falar sobre uma parceria envolvendo The Last of Us, mas o que vimos foram imagens e conceitos claramente inspirados em Horizon”, relatou Courtemanche.

As imagens mostravam uma personagem feminina com visual tribal e elementos metálicos, além de criaturas híbridas de animais e robôs, tudo extremamente semelhante ao estilo de Horizon Zero Dawn.

Hoje, ao comparar essas imagens com o material divulgado de Light of Motiram, Courtemanche acredita que parte daquele conteúdo era do jogo que a Tencent acabou lançando sozinha.

Da parceria ao processo judicial

Depois dessa confusão, o relacionamento entre as duas empresas azedou de vez. Em 2025, a Sony processou a Tencent, acusando-a de copiar a estética e os conceitos de Horizon em Light of Motiram, chamando o jogo de um “clone descarado”.

Nos documentos apresentados, a Sony também critica o que chama de “estratégia de confusão” da Tencent, que teria usado diferentes subsidiárias e marcas para tentar se esquivar de responsabilidades legais.

A disputa se intensificou quando a Sony afirmou que fãs perceberam as semelhanças entre os jogos e denunciaram publicamente o caso nas redes sociais.

Sem jogos novos de The Last of Us pela Sony, Tencent poderia expandir a franquia!

Sem jogos novos de The Last of Us pela Sony, Tencent poderia expandir a franquia!

O processo segue em andamento, mas o mais curioso de tudo é imaginar o que teria acontecido se, de fato, a Tencent tivesse conseguido licenciar The Last of Us. Um jogo mobile ou paralelo feito pela empresa chinesa poderia ter expandido o universo da franquia.

Confira também: Tem um PS5 em casa? Você precisa desde acessório oficial da PlayStation

Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias, WhatsApp e Telegram. Também faça parte da discussão no Facebook, X e Instagram!

Fonte: areajugones

MARCADO:Horizon Zero DawnLight of MotiramPlayStationPS5SonyTencent
Portal ViciadosPortal Viciados
Siga-nos
© 2019 - 2025 Portal Viciados.O Portal Viciados é o seu site de notícias de games, com destaque para GTA 6, Rockstar Games e os maiores lançamentos do mundo gamer.
  • Sobre o Portal Viciados
  • Estatuto editorial
  • Contato
  • Equipe
  • FAQ
  • WhatsApp & Telegram
  • Parceiros
  • Verificação de fatos
  • Remoção de conteúdo
  • Privacidade e Termos de Uso
  • RSS
  • Sitemap
  • Tags
Olá redator do Portal Viciados! :D

O Portal Viciados é o seu site de notícias de games, com destaque para GTA 6, Rockstar Games e os maiores lançamentos do mundo gamer.

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?