Portal ViciadosPortal ViciadosPortal Viciados
  • Todas as matériasPágina inicial
  • Xbox
  • PlayStation
  • Windows
  • Reviews
  • GTA 6 & Rockstar
Lendo: The Last of Us oficial pela Tencent? Saiba os detalhes do acordo cancelado com a Sony
Portal ViciadosPortal Viciados
  • Todas as matériasPágina inicial
Pesquise
  • Todas as matériasPágina inicial
  • Xbox
  • PlayStation
  • Windows
  • Reviews
  • GTA 6 & Rockstar
Siga-nos
  • Sobre o Portal Viciados
  • Estatuto editorial
  • Contato
  • Equipe
  • FAQ
  • WhatsApp & Telegram
  • Parceiros
  • Verificação de fatos
  • Remoção de conteúdo
  • Privacidade e Termos de Uso
  • RSS
  • Sitemap
  • Tags
PlayStation

The Last of Us oficial pela Tencent? Saiba os detalhes do acordo cancelado com a Sony

Documentos judiciais revelam que a Tencent tentou fazer um The Last of Us oficial antes de ser processada pela Sony.

Por: Luis Andrade - Dono do Portal Viciados
Published: 17 de outubro de 2025
Compartilhar
- Continua após os anúncios -

Documentos judiciais da Sony e Tencent revelaram que a gigante chinesa tentou conseguir os direitos para desenvolver um jogo oficial de The Last of Us, depois de ter seu projeto baseado em Horizon recusado pela dona do PlayStation.

No entanto, o que poderia ter sido uma colaboração histórica acabou se transformando em um embate judicial tenso,com a Sony acusando a Tencent de copiar descaradamente elementos de Horizon em seu novo título, Light of Motiram.

Barra de Promoção
ENTRE NOS GRUPOS OFICIAIS DO PORTAL VICIADOS E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES!
WHATSAPP TELEGRAM NEWS

De Horizon a The Last of Us: a proposta que nunca saiu do papel

De Horizon a The Last of Us: a proposta que nunca saiu do papel

De acordo com documentos apresentados no processo, a Tencent iniciou as conversas com a Sony em 2024, propondo uma colaboração em torno do universo de Horizon, com o projeto de codinome “Project Z”. O estúdio responsável pela proposta era o Aurora Studios, o mesmo que mais tarde desenvolveria Light of Motiram.

- Continua após os anúncios -

As negociações aconteceram em encontros na DICE (Las Vegas) e na GDC 2024 (São Francisco). Apesar do entusiasmo da Tencent, a Sony recusou formalmente o projeto em abril de 2024, deixando claro que não estava interessada em licenciar Horizon.

O curioso é que, após essa negativa, a Tencent ainda tentou manter o diálogo. Meses depois, segundo Olivier Courtemanche, chefe da divisão mobile da PlayStation Studios, a empresa japonesa acreditava que a próxima reunião seria sobre The Last of Us.

Em julho de 2024, executivos da Sony viajaram até Shenzhen, na China, para uma nova reunião com a Tencent e o Aurora Studios.

Do mesmo modo, Courtemanche afirmou que entrou no encontro acreditando que discutiriam uma possível colaboração para The Last of Us, mas a apresentação rapidamente tomou outro rumo.

“Entramos na reunião com a impressão de que queriam falar sobre uma parceria envolvendo The Last of Us, mas o que vimos foram imagens e conceitos claramente inspirados em Horizon”, relatou Courtemanche.

As imagens mostravam uma personagem feminina com visual tribal e elementos metálicos, além de criaturas híbridas de animais e robôs, tudo extremamente semelhante ao estilo de Horizon Zero Dawn.

Hoje, ao comparar essas imagens com o material divulgado de Light of Motiram, Courtemanche acredita que parte daquele conteúdo era do jogo que a Tencent acabou lançando sozinha.

Da parceria ao processo judicial

Depois dessa confusão, o relacionamento entre as duas empresas azedou de vez. Em 2025, a Sony processou a Tencent, acusando-a de copiar a estética e os conceitos de Horizon em Light of Motiram, chamando o jogo de um “clone descarado”.

Nos documentos apresentados, a Sony também critica o que chama de “estratégia de confusão” da Tencent, que teria usado diferentes subsidiárias e marcas para tentar se esquivar de responsabilidades legais.

A disputa se intensificou quando a Sony afirmou que fãs perceberam as semelhanças entre os jogos e denunciaram publicamente o caso nas redes sociais.

Sem jogos novos de The Last of Us pela Sony, Tencent poderia expandir a franquia!

Sem jogos novos de The Last of Us pela Sony, Tencent poderia expandir a franquia!

O processo segue em andamento, mas o mais curioso de tudo é imaginar o que teria acontecido se, de fato, a Tencent tivesse conseguido licenciar The Last of Us. Um jogo mobile ou paralelo feito pela empresa chinesa poderia ter expandido o universo da franquia.

Confira também: Tem um PS5 em casa? Você precisa desde acessório oficial da PlayStation

Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias, WhatsApp e Telegram. Também faça parte da discussão no Facebook, X e Instagram!

Fonte: areajugones

MARCADO:Horizon Zero DawnLight of MotiramPlayStationPS5SonyTencent
Por:Luis Andrade
Dono do Portal Viciados
Seguir:
Luis Andrade é Administrador, Jornalista e Redator do Portal Viciados. Sou fã da Rockstar Games (Grand Theft Auto 5, GTA 6) no entanto, também acompanho notícias e rumores de outros jogos e serviços como PS Plus e GamePass.Siga-o no Twitter [@lumijean] para obter as últimas atualizações e insights exclusivos sobre o mundo dos jogos.
FacebookGostei
XSeguir
TelegramSeguir
WhatsAppSeguir

Confira também:

Tem um PS5 em casa? Você precisa desde acessório oficial da PlayStation
17 de outubro de 2025
God Of War, The Last Of Us? Nada disso! PlayStation aposta tudo em Astro Bot; veja as novidades
17 de outubro de 2025
PS5 e Pro | Bundles de PlayStation 5 com EA Sports FC 26 são anunciados pela Sony; veja os detalhes
17 de outubro de 2025
Until Dawn de graça: Sony revela novos jogos gratuitos para os assinantes da PS Plus
16 de outubro de 2025
GTA 6 | IA Sora 2 cria gameplays hiper-realistas de Grand Theft Auto VI e engana fãs
15 de outubro de 2025
PlayStation | Intergalactic pode quebrar este grande recorde na Naughty Dog
14 de outubro de 2025

Você pode gostar:

PlayStation

PS6 cada vez mais próximo? Novo console da Sony pode começar a ser fabricado nesta data

Por: Rafael Boaventura Vieira
2 min. de leitura
PlayStation

Fãs de The Last of Us Part 2 vão adorar este recurso do Ghost of Yotei

Luis Andrade
Por: Luis Andrade
2 min. de leitura
Steam & PC

Desconto na Steam: Esse jogo incrível de escolhas e dilemas está custando só R$ 23,99!

Por: Guilherme Bravo
3 min. de leitura
Portal ViciadosPortal Viciados
Siga-nos
© 2019 - 2025 Portal Viciados.O Portal Viciados é o seu site de notícias de games, com destaque para GTA 6, Rockstar Games e os maiores lançamentos do mundo gamer.
  • Sobre o Portal Viciados
  • Estatuto editorial
  • Contato
  • Equipe
  • FAQ
  • WhatsApp & Telegram
  • Parceiros
  • Verificação de fatos
  • Remoção de conteúdo
  • Privacidade e Termos de Uso
  • RSS
  • Sitemap
  • Tags
Olá redator do Portal Viciados! :D

O Portal Viciados é o seu site de notícias de games, com destaque para GTA 6, Rockstar Games e os maiores lançamentos do mundo gamer.

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?