A dublagem portuguesa de Soul: Uma Aventura com Alma, novo filme dos estúdios da Disney PIXAR, levantou críticas nas redes sociais devido à escolha dos atores para a dublagem dos personagens.
No último Sábado, várias personalidades conhecidas da sociedade portuguesa assinaram uma petição para a realização de uma nova dobragem com vozes negras que representam “a importância histórica”.
O novo longa é o primeiro filme da Pixar a ter um personagem negro como protagonista, no entanto em Portugal levantam-se questões em relação ao respeito pela cultura negra na escolha do elenco de dublagem portuguesa.
O motivo da polêmica, de acordo com o site “espalhafactos” é que “Em Portugal, a dobragem é inteiramente composta por atores brancos nas vozes principais”.
Petição sobre a dublagem portuguesa de Soul: Uma Aventura com Alma.
A petição endereçada para a Disney Portugal reclama por “uma nova versão Portuguesa do filme”, com respeito à “intenção original e reconhecendo a importância histórica deste momento”, uma vez que “este filme não é apenas mais um filme e o que ele representa importa”.
As diversas figuras públicas consideram que a Disney “tratou este filme como mais um, não tendo o mesmo critério e ignorando a intenção original na escolha de atores exclusivamente Afrodescendentes para dar voz aos personagens”
Em países como Espanha, Itália, Alemanha, Dinamarca ou Suécia foram também escolhidos elencos totalmente compostos por atores brancos para dobrar os personagens do filme. Por outro lado, muitas pessoas de Portugal estão contra a petição e consideram que esta em vez de ajudar ainda fomenta mais o racismo.
Em suma, Soul: Uma Aventura com Alma foi lançado em exclusivo no Disney Plus a 25 de Dezembro de 2020.
Confira também: GTA 6 | Leaker confiável da Rockstar Games tem péssima notícia!
Enfim, gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook e no Twitter!