Uma nova patente revelou que a Sony está desenvolvendo uma tecnologia que utiliza inteligência artificial para censurar jogos em tempo real, permitindo que cenas violentas se tornem apropriadas para crianças instantaneamente.
Como funciona a tecnologia de censura da Sony
Conforme a patente identificada pelo site Retro Handhelds, a tecnologia proposta usaria IA para monitorar o que acontece na tela e modificar o conteúdo automaticamente. Por exemplo, em uma cena particularmente violenta, o sistema poderia remover sangue para torná-la menos gráfica ou desfocar imagens brutais.
A ferramenta também seria capaz de silenciar diálogos, impedindo que crianças sejam expostas a palavrões ou termos potencialmente ofensivos. A ideia é que os pais determinem suas próprias regras previamente, garantindo que a IA filtre apenas o conteúdo que desejam censurar.

Isso difere dos filtros de conteúdo atuais, que geralmente são predefinidos pelos desenvolvedores. Esta nova abordagem reagiria ao que está realmente acontecendo na tela, editando tudo dinamicamente, o que torna o sistema mais abrangente e reativo.
Jogos restritos poderiam ser liberados para crianças
Na teoria, essa tecnologia significaria que jogos antes restritos por idade poderiam ser jogados por públicos mais jovens, caso todo o conteúdo adulto fosse filtrado automaticamente. Imagine GTA sem armas ou Call of Duty sem efeitos de sangue.
Embora pareça promissor a IA da Sony, especialmente para famílias que compartilham um console, a proposta também levanta questionamentos importantes. Quão consistente seria o sistema ao identificar o conteúdo apropriado? As classificações etárias de novos jogos seriam alteradas? Os desenvolvedores estariam de acordo com suas obras sendo modificadas de forma que não podem controlar?
Só o tempo dirá se essa tecnologia realmente chegará aos futuros consoles PlayStation, mas o fato de a Sony ter patenteado a ideia demonstra que a empresa está levando o projeto a sério.
Confira também: Epic Games não é só jogos grátis! Saiba como ganhar uma subscrição do Discord Nitro de graça!
Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias, Google Discover, WhatsApp e Telegram. Também faça parte da discussão no Facebook, X (Twitter) e Instagram!
Fonte: dexerto



