O novo jogo do ouriço está chegando. Sonic Racing CrossWorlds chega oficialmente no próximo 25 de setembro, mas com acesso antecipado para quem fez a pré-venda, a partir de segunda (22). Mas será que o novo jogo da SEGA está realmente bom? É isso que vamos discutir na nossa review de Sonic Racing: CrossWorlds.
Índice da review de Sonic Racing CrossWorlds
Onde o jogo foi executado?
Assim como todas as reviews do Portal Viciados, começo dizendo onde o jogo foi executado, que por sua vez, todas as capturas foram feitas em um PlayStation 5, modelo Slim, ligado a um monitor LG Ultragear de 24 polegadas, com resolução de 2560×1440 e taxa de atualização de 144Hz, porém, para melhor resultado, exibindo para mim em 1080p.

Desempenho no PlayStation 5
No PlayStation 5, Sonic Racing CrossWorlds possui dois modos gráficos: o primeiro, foca na qualidade da imagem, logo, roda em 4K com taxa de quadros quase travada nos 30 quadros; já o segundo, foca no desempenho, deixando a resolução dinâmica para atingir quase 60 quadros por segundo em sua maior parte do tempo.
Mas por que “quase 30 ou 60 quadros“? Esse é um ponto que não incomoda, porém, você percebe, uma vez que, ao realizar a transição de mundo durante a corrida, é notório os engasgos ao entrar ou ao sair do portal.
Se jogado à 30FPS, é mais notório ainda, pois tem momentos que chega a atingir menos de 25FPS, mas por ser algo rápido, não chega a incomodar.

Mais rápido que o Sonic
Vamos ao que interessa, a gameplay. Quando pegamos para jogar pela primeira vez, nos vêm aquela sensação de nostalgia, ainda mais por lembrar de jogos clássicos como Sonic Rivals, Sonic Riders e principalmente Sonic & All-Stars Racing Transformed.
É todo mundo correndo em diferentes cenários, com cenários de jogos da franquia, como Apotos, de Unleashed.
É velocidade, são power-ups, é bomba na pista, é o personagem virando uma folha de papel devido a um golpe inimigo… é algo casual que todo mundo deveria jogar para relaxar, sem se preocupar com pontuação, ou rank no modo online, com suporte a cross-play e cross-plataforma, que também está presente em Sonic Racing CrossWorlds. E chame seus amigos… há multiplayer local para até 4 players.

É válido destacar que tudo é bem rápido, como um jogo de corrida do Sonic deve ser, é uma bagunça boa, Sonic Racing CrossWorlds consegue unir competição e diversão com maestria, sem faltar ou sobrar algum elemento dentre estes dois.
Um dos principais diferenciais de SRCW é literalmente o “CrossWorlds“, ou como é conhecido no jogo, Rings de Travessia, que te leva a uma pista / dimensão totalmente nova e com mais surpresas a cada curva, com mapas de jogos anteriores da franquia do ouriço, despertando ainda mais a nostalgia no jogador.
Cenários detalhados e Rings de Travessia
Sonic Racing CrossWorlds consegue trazer cenários insanamente detalhados, com tudo possuindo interatividade, visto que você pode sair quebrando barreiras, mesas e cadeiras e perder velocidade fazendo isso…. era pra você estar na pista, não quebrando o cenário (isso é uma crítica a mim mesmo… o problema é quem está entre o monitor e o controle).
Há cenários que lembram muito a estética de Sonic Generations, como o Water Palace, e o próprio mapa costeiro de Sonic Unleashed com Apotos.

Dando continuidade aos Rings de Travessia, é uma mecânica interessante, pois muda completamente a gameplay. Você segue correndo com seu carrinho, mas ao atravessar o portal / ring, você pode estar em um avião, ou em um veículo aquático, mudando os controles e a própria gameplay.
Sonic Racing CrossWorlds permite com que em uma única corrida, você experimente mais de um tipo de veículo, mais de um tipo de controle e mais de um tipo de controlar o seu personagem, logo, cada corrida é única e desafiadora.
Vale dizer que, aquele que estiver na liderança, consegue escolher para qual dimensão ir… então se seu inimigo estiver na frente… reze para cair em uma dimensão boa e se prepare para o desafio.

Modos de jogo
Sonic Racing CrossWorlds apresenta mais de um modo de jogo, para os mais diferentes tipos de jogadores. Você pode correr por um Grand Prix, com uma sequência de três corridas pelos mapas, e caso consiga ficar em uma boa colocação, ganhará os melhores prêmios daquela rodada.
Mas se não quiser algo só para correr, você pode se desafiar… o modo Prova de Tempo é perfeito para provar que sabe pilotar. Neste, você vai testar suas habilidades em desafios contra o relógio, garantindo assim a melhor colocação no placar, portanto, não bata, não erre os drifts, pilote com velocidade e direcionamento… essa é a chave para uma boa colocação.
Sonic Racing CrossWorlds também apresenta o Parque de Corrida, com 6 tipos de partidas, cada uma com suas características únicas.

Há o Meta de Rings, com três equipes disputando para ver quem consegue chegar em primeiro e coletar a maior quantidade de anéis durante o percurso. O modo Turbo de Toque por sua vez, leva em consideração a quantidade de vezes que você bateu em um aliado para conseguir turbo.
Mas além desses, há a Partida Rápida, uma corrida igual ao Grand Prix; Tiroteio com Duas Equipes, para ver quem consegue acertar mais o inimigo com os power-ups; e também há a Partida Extrema, focada no modo online para até 12 playes.
Este é o modo de jogo mais interessante, em minha opinião, pois cada partida é algo único, e você ainda consegue derrotar a equipe inimiga e garantir um carro novo para sua coleção.

Need for Sonic: Underground 2 – Customização de carros
Outro grande destaque de Sonic Racing CrossWorlds é a customização de carros. Você a cada corrida, ganha Bilhetes Donpa, que podem ser usados para comprar peças para seu carro, como rodas, e novas carenagens.
O diferencial de customizar seu carro não é somente estético, cada carenagem / lataria, possui uma melhor eficiência em algum aspecto, seja velocidade, estabilidade, aceleração ou controle dentro da pista.
Além disso, você pode comprar adesivos para customizar seu veículo, deixando-o com a sua cara. Lembrando bastante o tuning de jogos clássicos como Need for Speed Underground 2, porém, mais simplificado em relação ao jogo da EA Games.

Conteúdo adicional e personagens convidados
Caso você tenha feito a reserva da Edição Digital Deluxe de Sonic Racing CrossWorlds, ao começar o download do jogo, será questionado se deseja baixar o conteúdo adicional de Sonic Prime, a série de animação da Netflix.
Ao comprar essa edição, terá direito a seis pacotes de conteúdo com personagens convidados, veículos, pistas, emotes, músicas e mais. O pacote de personagem Sonic Prime, inclui Rusty Rose, Tails Nine e Knuckles the Dread.
Além disso, o conteúdo adicional será disponibilizado após o lançamento do jogo.

Falando nos personagens, ao decorrer do lançamento de Sonic Racing CrossWorlds, personagens de franquias renomadas chegarão, como Bob Esponja, Tartarugas Ninja, Hatsune Miku, o Joker de Persona 5 e muito mais.
Sonic Racing CrossWorlds e a Unreal Engine 5
Sonic Racing CrossWorlds roda com base na Unreal Engine 5, motor gráfico poderoso, mas muito criticado por estar trazendo resultados complicados em lançamentos recentes, como Metal Gear Solid Delta por exemplo.
Porém, em SRCW, o resultado da implementação da UE5 é incrível, roda tranquilamente sem nenhum engasgo durante momentos cruciais do gameplay, tirando o que foi comentado no começo da matéria. Também testei o jogo, em sua fase de Teste de Rede, em um AMD Ryzen 7 5700G – 8 núcleos e 16 threads; 32GB de RAM DDR4 3200MT/s e uma AMD Radeon RX 6400 de 4GB GDDR6, e performou muito bem.

É válido comentar que Sonic Racing CrossWorlds, em sua versão para o PlayStation 5, está pesando aproximadamente 13.8GB – algo impressionante levando em conta o uso da Unreal Engine 5.
Parecer final e nota de Sonic Racing CrossWorlds
No geral, Sonic Racing CrossWorlds desperta a sensação de ser uma criança jogando os clássicos de corrida do ouriço no PlayStation 2. É um jogo casual, divertido, e propício para passar uma tarde jogando com os amigos. Ver os cenários coloridos e detalhados, me fez voltar a ser uma criança, pois está cada vez mais difícil ver jogos assim, nesta proposta, e neste estilo visual.
Para a nota deste título, finalizo a matéria com uma nota 9,5/10. Este meio ponto a menos, não é uma crítica, e sim uma sugestão de melhoria.

Em termos de conteúdo, customização, pistas, personagens, o jogo está entregando tudo o que promete, porém, o único ponto que destaco, sem entrar em questões de precificações, é a queda de desempenho na transição das cenas das dimensões. Pode ser que com updates, isso seja corrigido.

Obrigado à SEGA e a TheoGames pela cedência da key para a review de Sonic Racing CrossWorlds!
Confira também: Battlefield 6: O BETA aberto está realmente boa? Venha conferir nossos testes
Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias, WhatsApp e Telegram. Também faça parte da discussão no Facebook, X e Instagram!