Na última terça-feira, dia 29 de outubro, a Rockstar Games liberou oficialmente Red Dead Redemption no PC, onde, após seu lançamento original em 2010, recebeu versões para PS4 e Switch e agora para Windows; mas será que consegue rodar em gráficos integrados?
Resumo dos testes de Red Dead Redemption
Hardware utilizado nos testes de Red Dead Redemption
Nós testamos o recente lançamento da Rockstar Games com um AMD Ryzen 7 5700G de 8 núcleos e 16 threads; 32GB de RAM rodando a 3200MHz em Dual Channel; e somente os gráficos integrados AMD Radeon VEGA 8, com 4GB de VRAM dedicados rodando a 2000MHz.
Além disso, mesmo que não seja o foco da matéria, no final da mesma, iremos comentar sobre testes em um hardware de notebook, apenas para ver como o jogo se lida com escalonamento para baixo.
Red Dead Redemption roda em gráficos integrados?
De maneira geral, Red Dead Redemption roda sim em gráficos integrados. Em nossos testes, utilizamos diversos cenários, porém, todos rodando com o preset de qualidade no ALTO, os quais foram aplicados diversos modos de upscale e resoluções.
1º Teste: 1080p / Sem Anti-Serrilhado / Res.Dinâmica para 60FPS – RECOMENDAÇÃO SEM FSR!
O primeiro teste foi realizado rodando o jogo em 1080p, sem anti-serrilhado, com a resolução dinâmica focando em 60FPS, com a qualidade alta. O jogo apresentou uma média de quadros na casa dos 45 quadros por segundo. Sendo uma experiência de jogo bem interessante.
Este é a nossa recomendação para um modo de qualidade sem usar o FSR!
Veja abaixo:
2º Teste: 1080p / FSR3 / AA Nativo
O segundo teste foi realizado em 1080p, com o FSR3 ativo no modo AA Nativo. Este teste apresentou o resultado de imagem mais nítido e conciso, porém, o desempenho foi prejudicado.
Neste tivemos uma média de quadros na casa dos 28 quadros por segundo. Confira abaixo:
3º Teste: 1080p / FSR3 no Modo Qualidade
Nosso terceiro teste foi realizado com um cenário onde o AMD FSR, em sua versão 3.0, foi aplicado no modo Qualidade. Neste, é possível notar que está um pouco menos nítido do que o teste feito com o AA Nativo; mas ainda sim, está com uma qualidade de imagem boa, com somente alguns elementos ao longe perdendo definição. A média de FPS ficou na casa dos 40 quadros.
Confira abaixo:
4º Teste: 1080p / FSR3 no Modo Equilibrado – RECOMENDAÇÃO COM FSR!
Ao definir o FSR3 no Modo Equilibrado, podemos ver que a taxa de quadros subiu para uma média de 44 quadros por segundo, sem que houvesse uma perda grande de qualidade. Este é o modo com o FSR que recomendamos você usar.
É possível notar que o jogo ficou um pouco mais borrado em relação ao Modo Qualidade do FSR, mas ainda entregando um resultado decente e jogável. Veja logo abaixo:
5º Teste: 1080p / FSR3 no Modo Desempenho
O quinto teste foi realizado com um cenário escalonado para baixo. Mesmo rodando no preset de qualidade ALTO, colocamos o FSR no Modo Desempenho, o qual aumentou a taxa de quadros para uma média de 48 quadros por segundo.
Porém, a definição de imagem foi prejudicada, com objetos em uma distância intermediária, já ficaram pixelados e borrados. Mesmo assim, ainda é possível entender o contexto dos objetos mais ao longe.
Confira:
6º Teste: 1080p / FSR no Modo Ultradesempenho
Este foi teste mais extremo. Colocamos o FSR no Modo Ultradesempenho, onde este aumentou a taxa de quadros do Red Dead Redemption para uma média de 55 quadros por segundo.
Porém, a imagem ficou ainda pior. Note que na imagem, a casa na frente de John, já apresenta arestas mais serrilhadas, bem como as árvores à esquerda, e o poste à direita da casa. O celeiro ao fundo e o cata-vento, também estão pixelados e serrilhados; sem contar os fios dos postes, que estão na mesma situação.
As folhas da árvore no canto superior direito da imagem, possuem pontos que não são visíveis na gameplay. Confira o resultado abaixo:
7º Teste: 1080p / FXAA / Res.Dinâmica para 60FPS
O sétimo teste foi realizado sem o AMD FSR3. Neste, utilizamos apenas o bom e velho FXAA – Fast Approximate Anti-Aliasing – onde apresentou resultados equilibrados entre qualidade de imagem e desempenho.
A média de quadros ficou na casa dos 41 quadros por segundo e a imagem apresentou leves cintilações em objetos muito distantes da imagem, como o fio atrás do cata-vento.
Confira:
8º Teste: 900p / Sem FXAA e FSR3 / Res.Dinâmica para 60FPS
Este teste foi o primeiro a ser executado em 1600×900, o famoso 900p. Neste, tivemos uma imagem um pouco mais serrilhada, porém, nada comparado com o Modo Ultradesempenho do FSR3.
Quanto a taxa de quadros, tivemos uma média estável na casa dos 54 quadros por segundo, tornando a experiência mais fluida. Veja abaixo o resultado do teste:
9º Teste: 900p / FSR3 / Res.Dinâmica para 60FPS
O último teste principal foi realizado em 900p com o FSR3 ligado com o modo Dinâmico de upscale, focando em 60FPS. O resultado foi uma imagem um pouco mais nítida e uma taxa de quadros com uma média de 51 quadros por segundo. Veja abaixo:
10º Teste (Extra): 768p / Baixo / Hardware de Notebook
O décimo teste foi realizado por meio de um notebook equipado com um Intel Core i5 8250u de 4 núcleos e 8 threads; 12GB de RAM rodando a 2400MHz em Dual Channel; e uma Nvidia GeForce MX130 de 2GB de VRAM GDDR5.
Para começar, o jogo não deixou escolher automaticamente os modos gráficos, tudo teve que ser manual e não deu suporte ao AMD FSR 3.0 por ser uma placa de vídeo antiga e com arquitetura Maxwell.
Mas, executando Red Dead Redemption no baixo, na resolução nativa do notebook, de 1366×768, tivemos uma média de 61 quadros por segundo:
Obrigado à Rockstar Games pela cedência da key para realização de nossos conteúdos!
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