Connect with us

Listas

Rank 10 dos jogos mais caros de todos os tempos!

Mesmo com tanto investimentos, nem sempre um os jogos são um sucesso!

Published

on

Quer sejam gastos em desenvolvimento ou marketing, esses jogos acabaram custando mais de 100 milhões de doláres... cada um!

Pode não ser algo em que você pense com muita frequência, mas fazer jogos pode ser um empreendimento muito caro. De certo, quanto maior o projeto, mais recursos são colocados no desenvolvimento de um jogo. 

Isso geralmente acaba custando aos desenvolvedores milhões de dólares. Com tanto gasto para fazer esses títulos, você pode começar a entender quanta pressão existe para fazer um produto que vai vender.

Esses títulos AAA são alguns dos jogos mais caros já feitos e, sem dúvida, você reconhecerá a maioria dos nomes nesta lista. Entre os custos de marketing e desenvolvimento, esses jogos custaram um bom dinheiro para serem lançados, embora nem todos tenham valido a pena.

10 – Grand Theft Auto IV – $ 100 Milhões

Rank 10 dos jogos mais caros de todos os tempos! 1

Uma coisa que você notará rapidamente é que a Rockstar tem uma presença bastante forte nesta lista. A equipe não brinca, com a maioria de seus jogos modernos custando muito dinheiro no desenvolvimento.

Estima-se que GTA IV tenha custado cerca de US $ 100 + milhões quando foi lançado, tornando-o um dos jogos mais caros já feitos na época. Ainda no topo da lista, apesar de ter sido lançado há mais de uma década.

9 – Max Payne 3 – $ 105 Milhões

Rank 10 dos jogos mais caros de todos os tempos! 2

Mais um jogo da Rockstar, Max Payne 3, foi lançado quatro anos depois de GTA IV e acabou custando a mesma quantia para ser feito. Lançado quase dez anos após o último jogo, Max Payne 3 foi altamente esperado, mas não vendeu tão bem quanto você pensa.

Embora a série tenha seguidores leais, os números não eram o que você esperaria de um produto Rockstar. Deve ter sido uma pílula difícil de engolir, dados os custos de desenvolvimento ridículos do jogo.

8 – Dead Space 2 – $ 120 Milhões

Rank 10 dos jogos mais caros de todos os tempos! 3

Em quinto lugar em nosso ranking está Dead Space 2. Desenvolvido pela agora extinta Visceral Games em 2011 como uma continuação de Dead Space de 2008, Dead Space 2 foi bem recebido tanto pela crítica quanto pelos fãs. O jogo ofereceu uma nova abordagem ao gênero de terror de sobrevivência e custou cerca de US $ 60 milhões para ser desenvolvido.

Embora tenha vendido milhões, o jogo ainda não atendeu às expectativas de vendas. Pelo menos para os padrões da EA. O desenvolvedor Zach Wilson lamentou os custos de marketing do jogo e não pareceu muito satisfeito com a forma como o orçamento do jogo foi administrado. Apesar disso, Dead Space 2 ainda se mantém como um jogo divertido e bem feito.

7 – Halo 2 – $ 120 Milhões

Rank 10 dos jogos mais caros de todos os tempos! 4

Considere que Halo 2 foi lançado sete anos antes de Dead Space 2 e ainda carregava um custo total de desenvolvimento semelhante. Esse fato por si só é surpreendente. Mas com a inflação, Halo 2 acaba sendo o jogo desenvolvido mais caro dos dois.

Halo 2 deixou para trás um grande legado, especialmente no que diz respeito a jogos online de console. Os fãs dirão que ainda é o melhor jogo da série, e é difícil discordar deles.

6 – Shadow Of The Tomb Raider – $ 135 Milhões

Rank 10 dos jogos mais caros de todos os tempos! 5

Embora não seja tão bem recebido como seu antecessor, Shadow of the Tomb Raider superou a reinicialização de 2013 em pelo menos um aspecto; custo. Enquanto Tomb Raider custou cerca de US $ 100 milhões para ser lançado, a sequência de 2018 terminou com um valor um pouco maior por causa de seus custos de promoção.

Shadow of the Tomb Raider é outro jogo que teve um início lento no que diz respeito às vendas. Com mais de 4 milhões de unidades movidas, torna a dificuldade que os desenvolvedores enfrentam ao cobrir os custos de desenvolvimento ainda mais clara.

5 – Destiny – $ 140 Milhões

Rank 10 dos jogos mais caros de todos os tempos! 6

Por falar em Halo, este próximo título da Bungie rendeu algumas comparações com seu predecessor espiritual quando foi lançado em 2014. Destiny recebeu críticas bastante positivas quando foi lançado e intrigou muitos com seu multiplayer mundial compartilhado.

No lançamento do jogo, o CEO da Activision, Bobby Kotick, afirmou que a editora colocaria US$ 500 milhões no jogo. A quantidade real de dinheiro que foi para Destiny acabou sendo muito menor, mas ainda assim uma enorme soma total de qualquer maneira.

4 – Final Fantasy VII – $ 145 Milhões

Rank 10 dos jogos mais caros de todos os tempos! 7

Embora o remake recente do jogo seja muito mais avançado tecnologicamente e graficamente espetacular, o Final Fantasy VII original teve um orçamento geral maior do que seu remake, que foi de cerca de $ 80-100 milhões. Isso se deve principalmente aos US $ 100 milhões gastos em marketing nos Estados Unidos, já que o orçamento de produção foi de apenas US $ 45 milhões.

Sendo o jogo mais vendido da série até o momento, Final Fantasy VII foi o jogo que apresentou a série a muitos jogadores, especialmente considerando que foi o primeiro a ser lançado em muitos locais fora do Japão. Seu uso de cinemática, gráficos 3D e mecânica de jogo ainda influenciam a indústria de jogos até hoje.

3 – Star Wars: The Old Republic – $ 200 Milhões

Rank 10 dos jogos mais caros de todos os tempos! 8

Assim que foi anunciado pela primeira vez em 2008, The Old Republic, da Bioware, parecia um título ambicioso. O jogo prometia tantos recursos e tanta exploração e escolha que faria qualquer jogador querer se tornar um Jedi.  Essas promessas, entretanto, tiveram um preço, sendo este literalmente milhões.

Não há estimativas de custo de marketing para este jogo, o que significa que a maior parte desses $ 200 milhões foi para o desenvolvimento.

2 – Call Of Duty: Modern Warfare 2 – $ 250 Milhões

jogos

Ainda um dos jogos mais populares da série Call of DutyModern Warfare 2 foi um sucesso financeiro e crítico para a Infinity Ward e a Activision. Não saiu barato, porém, e não é surpresa encontrá-lo no topo desta lista.

O que é bastante irregular sobre os custos de desenvolvimento de Modern Warfare 2 é que a maior parte dos $ 250 milhões nem foi para o desenvolvimento, mas sim para o marketing do jogo.

Enquanto o desenvolvimento consumiu cerca de US $ 40-50 milhões, o marketing custou colossais US $ 200 milhões. O jogo em si nem custou muito para ser feito.

1 – Grand Theft Auto V – $ 265 Milhões

Rank 10 dos jogos mais caros de todos os tempos! 9

Um dos maiores lançamentos desta passada década, não é nenhuma surpresa ver GTA V no topo desta nesta lista. A franquia lucrativa da Rockstar certamente traz muito dinheiro. Mas qualquer um que jogou GTA V concordará que não foi um esforço tímido.

Existem muitos recursos necessários para fazer um jogo tão grande e ambicioso quanto GTA V é, com milhões investidos no desenvolvimento e no marketing do jogo, os fãs esperavam – e conseguiram – um produto de qualidade real.

Confira também: Brazil Game Awards 2020 | conheça os jogos indicados

Enfim, gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook e no Twitter!

Jornalista e Redator do Portal Viciados.

Advertisement

Confira também