Ligue-se a nós

Curiosidades

PS5 e Xbox Series X | É necessário comprar uma nova TV?

Calma! Nós explicamos tudo!

Avatar

Publicado

no

Algumas duvidas tem vindo a tona sobre a PS5 e a nova Xbox, especialmente quando aparecem notícias a sugerir "Vai precisar de uma TV nova!".

Ainda falta cerca de 8 meses para o lançamento da PS5 (PlayStation 5) e Xbox Series X, no entanto as duas companhias estão mantendo alguns segredos, e algumas dúvidas tem vindo a tona, especialmente quando aparecem notícias a sugerir só pelo titulo que sim “Vai precisar de uma TV nova!“.

Apesar de existirem bastantes informações sobre o console da Microsoft, infelizmente do lado da Sony essas mesmas informações são mais escassas. Dito isso, as informações que as empresas revelaram até agora sugerem que eles estão projetando seus consoles de última geração para as TVs de próxima geração. 

Sim, é aqui que começamos a entrar no jargão técnico, VRR, ALLM, 8K, 120 Hz e outros termos confusos.

PS5 e Xbox Series X podem não ser aproveitadas no seu potencial

Por exemplo, o suporte a 120 Hz significa que a taxa de atualização de uma TV pode exibir jogos e outros conteúdos rodando a 120 quadros por segundo, duas vezes mais rápido do que a maioria dos consoles até agora.

Muitas pessoas ainda não possuem uma TV 4K, muito menos uma tela de 8K. Parece que a questão de comprar uma nova TV para os consoles de próxima geração tem uma resposta óbvia, não?

A Sony e a Microsoft estão prometendo recursos similares para o PlayStation 5 e Xbox Series X, dessa forma, mesmo que um sistema acabe com componentes mais poderosos que o outro, assim sendo, ambos permitirão jogos com resoluções de até 8K e 120 FPS.

A Microsoft diz que, com 12 teraflops de desempenho gráfico, o Xbox Series X terá como alvo 4K a 60 fps e terá capacidade para atingir 120 fps, porém a Sony também afirmou praticamente o mesmo no final do ano passado.

O Xbox Series X terá uma porta HDMI 2.1, com suporte a recursos de TV orientados a jogos, como modo automático de baixa latência (ALLM) e taxa de atualização variável (VRR), ambos estes recursos já se encontram disponíveis no Xbox One S e Xbox One X, embora poucas tvs possam tirar proveito deles, igualmente, a PS5 deve também contar.

Informação presente no site da Sony sobre o PS5
Informação presente no site da Sony sobre o PS5

Assim também, o PS5 terá uma porta HDMI 2.1 que pode oferecer mais largura de banda do que o antigo HDMI 2.0b – 48 gigabits por segundo, acima dos 18 Gbps, portanto, suporta resoluções e taxas de quadros mais altas.

Existem vários “poréns”!

Como você provavelmente já deduziu até agora, sua TV atual quase certamente não suporta ALLM ou VRR, porque certamente não possui uma porta HDMI 2.1.

Confira também: PS5 | O silêncio da Sony está ajudando a Microsoft!

Este ano várias fabricantes de TVs como LG, Samsung e Sony disseram que oferecerão portas HDMI 2.1 em alguns dos seus modelos de 2020, isso significa que quem compra uma TV com HDMI 2.1 vai contar com todos os recursos dos novos consoles? Infelizmente não!

Xbox Series X
Xbox Series X

Em outras palavras, a presença de portas HDMI 2.1 em uma nova TV não garante que o mesmo suporte todos os recursos específicos da PlayStation 5 ou XBox Series X. 

Artigo continua após notícias sugeridas:

É por isso que duas TVs aparentemente idênticas costumam ter preços completamente diferentes, pois cada televisão vai contar com tecnologias dispares.

É realmente necessário comprar uma TV nova para a PlayStation 5 e Xbox Series X?

Em suma, apesar de ainda não sabermos todas as informações sobre os dois consoles, uma coisa é certa, a sua TV atual vai funcionar bem com o novo hardware, seja ela 720P, 1080p, 4K ou outra resolução qualquer.

No entanto, se você está procurando usar o potencial máximo destes novos consoles, deve começar a pensar poupar também para uma TV nova, e aguardar mais informações sobre quais tecnologias vão estar presentes na Xbox Series X e PlayStation 5 para fazer uma compra acertada.

Fonte: Polygon

Administrador, Jornalista e Redator do Portal Viciados.

Anúncio

Em Alta