Ghost Games foi numero uno para a franquia, produzindo os quatro últimos Jogos de Need for Speed: Need for Speed: Rivals, the Need for Speed reboot, Need for Speed: Payback, and Need for Speed: Heat. “A Ghost Games ajudou a trazer algumas grandes experiências de Need for Speed para nossos jogadores. Entregar consistentemente isso nos níveis AAA significa que precisamos de equipes com habilidades diversas em locais onde possamos apoiá-los continuamente e trazer novos membros da equipe para participar. Apesar de nossos melhores esforços para estabelecer um grupo de desenvolvimento independente em Gotemburgo ao longo de vários anos, ficou claro que a amplitude de talento que precisamos para manter um estúdio AAA completo simplesmente não está disponível para nós lá”, explicou a EA em um comunicado dado à GamesIndustry.biz.
Como resultado, o estúdio Criterion assumirá a responsabilidade pela franquia com sua “liderança consistente” e “equipe talentosa” que são adaptadas para onde a EA quer levar Need for Speed. Criterion é o criador da série de jogos de corrida de alta velocidade Burnout, e tem apoiado outros jogos como Star Wars: Battlefront, Star Wars: Battlefront II e Battlefield V. Também fez duas entradas Need for Speed, ou seja, Need for Speed: Hot Pursuit and Need for Speed: Most Wanted. Parece que os dois estúdios estão trocando papéis, já que os Jogos Fantasmas atuarão como um pool de recursos contribuindo para o desenvolvimento de jogos da EA. “A experiência de engenharia em nossa equipe de Gotemburgo, alguns dos quais são arquitetos do motor Frostbite, é vital para uma série de nossos projetos em andamento, e eles permaneceriam nesse local”, elaborou a empresa. “Fora os engenheiros e aqueles que planejamos transferir para outros cargos, haveria 30 funcionários adicionais em Gotemburgo, e esperamos colocar o maior número possível deles em outros papéis na empresa.”
Fonte: Videogamer.com