Sem dúvidas, um dos títulos mais importantes do Game Boy Advance, é MOTHER 3.
No dia de hoje (20/04), o jogo está completando seus 18 anos e, para comemorar, fizemos esse artigo sobre o game e a franquia num geral.
Mas afinal, o que é MOTHER?
MOTHER é o nome japonês da franquia que conhecemos aqui no ocidente como EarthBound. Você deve estar pensando agora “EarthBound é uma franquia!?” e se esse for o caso, fique tranquilo, pois iremos explicar.
De fato, o jogo que conhecemos como EarthBound se trata do segundo game da franquia.
Originalmente, o primeiro game, exclusivo de Nintendindo, seria lançado pra cá com o nome de EarthBound e o mesmo já estava totalmente traduzido para o inglês, porém, pelo fato do Super Nintendo já estar chegando para as lojas, o projeto acabou sendo engavetado e MOTHER 2 chegou com o título que, inicialmente, era para o primeiro jogo. Anos mais tarde, em 2015, no online do Wii U, o primeiro título da franquia finalmente foi lançado oficialmente para o ocidente, com o nome de EarthBound Beginnings.
MOTHER 3, a sequência de EarthBound
Agora que já explicamos que Earthbound se trata do segundo jogo da franquia, alguns devem estar pensando “Mas se EarthBound tem uma sequência, por qual razão eu nunca ouvi falar dela?”
O terceiro título da franquia MOTHER passou por diversos problemas em seu desenvolvimento. Originalmente, o game foi planejado para o Nintendo 64, e já tínhamos alguns vídeos de seu desenvolvimento na época, porém o projeto acabou sendo cancelado e, anos mais tarde, reiniciado e lançado para o GBA no ano de 2006.
MOTHER 3? Não seria EarthBound 2?
Sempre que falamos sobre a sequência de EarthBound, muitos se perguntam “Por qual motivo utilizam o nome japonês do game? Não é mais fácil chamar de EarthBound 2?” e a resposta é simples: MOTHER 3 nunca foi localizado oficialmente.
Nunca tivemos um pronunciamento oficial da Nintendo sobre a razão do terceiro game nunca ter visto a luz do dia no ocidente. Muitos teorizam que poderia ser pelo fato do jogo tratar de assuntos um pouco mais sérios que seus antecessores, como luto, identidade de gênero, drogas, maltrato animal e escravidão, ou, simplesmente, pelo fato da Nintendo não considerar que o mesmo venderia bem por aqui, já que EarthBound, apesar de popular, não atingiu as expectativas da empresa.
O fato é que o criador da franquia, Shigesato Itoi, já se pronunciou sobre isso, dizendo que sempre quis que o game chegasse para os EUA, mas que ele não tinha poder para isso, somente a Nintendo poderia fazer isso e, muitas vezes, quando questionada sobre isso, acaba por tratar o assunto com descaso, ou até como piada. A mesma já até relançou o game no online do Wii U e Nintendo Switch, porém, somente no Japão.
A importância de MOTHER 3
Mas afinal, esse jogo é tão importante assim? Por incrível que pareça, esse game é extremamente importante para a indústria de videogames num geral.
Como dito anteriormente, o jogo nunca recebeu uma tradução oficial para o inglês, porém, isso não impediu que fãs dedicados fizessem esse trabalho.
Pode-se dizer que a fã-tradução desse jogo foi a que marcou o início das traduções de diversos games da indústria e, se não fosse por esses fãs, talvez, nunca tivéssemos jogos sendo traduzidos para o Português hoje em dia.
MOTHER 3 é bom? Como posso conhecer a franquia?
Assim como os dois games anteriores, o terceiro título da franquia é um prato cheio, fechando a série com chave de ouro.
De modo geral, MOTHER 1 (EarthBound Beginnings) e MOTHER 2 (EarthBound) podem ser jogados oficialmente no Nintendo Switch, caso o usuário pague pelo Online. Já MOTHER 3 pode ser jogado somente no Japão.
Vale ressaltar que, de modos não oficiais, não só é possível jogar o terceiro título em inglês, como também é possível jogar toda a trilogia traduzida para o nosso idioma.
Em suma, esperamos que MOTHER 3 seja traduzido oficialmente pela Nintendo algum dia.
Confira também: Nintendo Switch | Qual versão é melhor?
Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, Twitter (X) e Instagram!