A Microsoft publicou acidentalmente um documento de design interno para o seu próximo sistema operacional Windows 10X. Identificado pelo WalkingCat , o documento foi disponibilizado brevemente online hoje e fornece mais detalhes sobre os planos da Microsoft com o Windows 10X.
A gigante do software originalmente revelou o Windows 10X como o sistema operacional do novo hardware Surface Neo da empresa , mas também será executado em dispositivos de tela dupla semelhantes.
Até agora, a Microsoft confirmou oficialmente que o Windows 10X estará disponível em dispositivos dobráveis e de tela dupla, com ajustes no menu Iniciar e na barra de tarefas, mas é claro que a empresa agora tem ambições de trazer essas alterações ao hardware tradicional de laptop.
“Para garras e dobráveis, a barra de tarefas será o mesmo modelo base com uma série de ‘alavancas’ que podem ser puxadas para criar algumas alternativas no modelo”
explica o documento.
Documentos vazados do Windows 10X
No novo Windows, a Microsoft agora se refere ao Menu Iniciar como o Iniciador, que enfatiza mais a pesquisa local: “A pesquisa é perfeitamente integrada aos resultados da Web, aplicativos disponíveis e arquivos específicos no seu dispositivo”, revela o documento. “O conteúdo recomendado é atualizado dinamicamente com base nos aplicativos, arquivos e sites mais usados e usados recentemente.”
O Windows 10X também aprimora a experiência de autenticação de reconhecimento facial do Windows Hello. “Quando a tela é ligada, você é imediatamente levado a um estado de autenticação; ao contrário do Windows 10, onde você primeiro precisa fechar a cortina da fechadura antes de autenticar ”, revela o documento da versão X.
“Ao acordar o dispositivo, o Windows Hello Face reconhece instantaneamente o usuário e passa imediatamente para a área de trabalho.”
Entretanto falando sobre o documento vazado, a Microsoft também menciona um “Modern File Explorer”. A empresa trabalha há muito tempo em uma versão mais moderna do Universal Windows App (UWP) do tradicional File Explorer.
Contudo, isso finalmente será lançado com o Windows 10X. Provavelmente será fácil de usar e simplificado para acessar documentos armazenados no Office 365, OneDrive e outros serviços em nuvem.
Provavelmente, veremos um investimento significativo nas versões web do Office no próximo ano antes que o Windows 10X seja lançado no Surface Neo para o feriado de 2020.