A MediaTek recentemente realizou o evento Executive Summit, onde anunciou o mais novo processador da empresa para segmento mobile, o Dimensity 9000, fabricado na litografia de 4nm, com 8MB de cache L3 e combina a soma de 1+3+4 núcleos baseados em Cortex, 1 baseado em Cortex-X2 com 3.05GHz; 3 baseados em Cortex-A710 rodando em 2.85GHz e por fim, mais 4 núcleos Cortex-A510 com clock de 1.8GHz. Este novo processador da MediaTek promete ser superior aos processadores da Qualcomm, Google e Apple.
MediaTek quer competir com a Qualcomm no mercado Windows ARM!
Não só de processadores o evento foi baseado, neste a fabricante anunciou sua volta para o mercado do Windows on ARM. O mercado de processadores ARM para Windows era dominado pela Qualcomm, onde esta já fez processadores para notebooks da Samsung e para a Microsoft, onde estes eram baseados no Snapdragon 8cx.
Apesar de já existir processadores para este segmento, é algo muito limitado, tanto na questão de desempenho quanto na questão de programas compatíveis, o que ficou evidente com o lançamento dos chips Apple M1, muitos apps do próprio MacOS ainda não são 100% compatíveis.
Visando este cenário, a MediaTek no evento já revelou que vai entrar no mercado do Windows on ARM, onde até o vice-presidente de vendas da empresa, Eric Fisher, disse: “A Apple mostrou ao mundo que é possível ter sucesso no PC com a arquitetura ARM. A parceria Wintel (Windows com a Intel) que dura há anos está sob pressão, e quando há pressão, há oportunidade para empresas como nós“.
É bom lembrar que a MediaTek já é bem consolidada no mercado de Chromebooks e fará uma parceria com a AMD para a criação de novos chips e os avanços da empresa no mercado móvel, mostra que os chips para notebooks poderão ser muito poderosos.
Confira também: Battlefield 2042 entrou na lista dos piores jogos de sempre; Saiba tudo!
Enfim, gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook e no Twitter!
Fonte: Canaltech