No último sábado, GTA San Andreas (Grand Theft Auto: San Andreas) completou 20 anos desde seu lançamento, e os fãs receberam uma surpresa especial!
Em comemoração à data, Obbe Vermeij, um dos veteranos da Rockstar North, afirmou que o mapa de San Andreas quase foi muito diferente do que conhecemos hoje, com a intenção inicial de dividi-lo em três áreas separadas.
Você pode aproveitar e conferir outras revelações de Obbe Vermeij na entrevista do nosso parceiro SanInPlay:
Vermeij explicou que a ideia original era que as três cidades do jogo – Los Santos, San Fierro e Las Venturas – ficassem em mapas separados, conectados apenas por viagens de trem ou avião. Isso significava que, ao invés de um único e extenso mapa em GTA San Andreas, os jogadores viajariam entre os cenários, algo que ajudaria a contornar as limitações de memória do PlayStation 2.
“O plano original era que as três cidades estivessem em mapas separados. O jogador viajaria entre as cidades usando trens e aviões. A memória era muito limitada no PS2 e, com mapas separados, os modelos do horizonte das outras cidades não precisariam estar na memória,” explicou Vermeij.
Essa abordagem teria permitido aos desenvolvedores inserir elementos específicos para cada cidade, como tipos diferentes de polícia, ambulâncias e até clima, além de facilitar o carregamento dos mapas no DVD.
GTA San Andreas | A decisão de unir tudo em um só mapa
Apesar de todas as vantagens práticas dessa divisão, a Rockstar North optou, pouco antes de iniciar a produção final, por criar um único mapa gigantesco para GTA San Andreas. A decisão foi um enorme desafio, exigindo uma reorganização no modo como o conteúdo era carregado e aumentando a complexidade do jogo.
No entanto, essa escolha acabou sendo um diferencial do título, proporcionando uma experiência mais imersiva e surpreendente, considerando especialmente as limitações de hardware da época.
“Pouco antes de os artistas começarem a trabalhar nos três mapas, tivemos uma reunião final na Rockstar North, onde mudamos de ideia e decidimos optar por um mapa grande,” revelou Vermeij. Ele ainda comentou que, apesar do desafio, conseguiram manter elementos exclusivos em cada cidade, como pickups, carros de polícia e condições climáticas específicas.
Do mesmo modo, lembrando-se do lançamento, Vermeij falou sobre o entusiasmo dos fãs e as filas enormes que se formaram nas lojas para garantir uma cópia de San Andreas.
Em suma, em uma era pré-streaming e sem redes sociais dominando o mercado, o hype ao redor do jogo foi construído principalmente por meio da televisão e das revistas de games, tornando o lançamento um fenômeno cultural.
Confira também: Atores de GTA 5 revelam segredos e histórias em nova entrevista com SanInPlay
Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, Twitter (X) e Instagram!
Fonte: gamevicio