GTA Rio de Janeiro quase foi real! Pouca gente sabe, mas a Rockstar Games já considerou levar Grand Theft Auto para bem longe das cidades americanas e até pensou no Rio de Janeiro no Brasil.
Segundo Obbe Vermeij, veterano da Rockstar North e diretor técnico de jogos como GTA 3, Vice City, San Andreas e GTA IV, projetos ambientados no Rio de Janeiro, Tóquio, Moscou e Istambul chegaram a ser discutidos internamente.
Em entrevista recente, Vermeij revelou que GTA Tokyo foi o que mais avançou. A ideia era entregar o desenvolvimento a um estúdio externo no Japão, que utilizaria o código da própria Rockstar para adaptar a experiência à capital japonesa.
Por que GTA Rio de Janeiro e Tokyo foram cancelados?

De acordo com o ex-desenvolvedor, o crescimento da escala da franquia mudou completamente a forma como decisões criativas são tomadas, sendo assim, GTA Rio de Janeiro foi visto como uma decisão arriscada.
Jogos Grand Theft Auto passaram a exigir ciclos de desenvolvimento muito longos e investimentos massivos, o que torna apostas fora do padrão como um GTA Rio de Janeiro mais difíceis de justificar.
Além disso, a identidade da série ficou fortemente associada à sátira de cidades fictícias inspiradas nos Estados Unidos. Hoje, revisitar locais como Liberty City, Vice City e Los Santos é visto como um caminho mais seguro e eficiente, especialmente com saltos tecnológicos tão grandes entre um título e outro.

Em suma, com GTA 6 previsto para chegar em breve, Vermeij acredita que a Rockstar continuará nesse ciclo de grandes cidades americanas, não por falta de criatividade, mas por estratégia.
Confira também: GTA Tokyo ganha mais detalhes de ex-funcionario da Rockstar Games
Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias, Google Discover, WhatsApp e Telegram. Também faça parte da discussão no Facebook, X (Twitter) e Instagram!
Fonte: videogameschronicle



