O famoso jornalista da Kotaku, Jason Schreier revelou detalhes do desenvolvimento de GTA 6 e ainda detalhou como está a cultura dentro da Rockstar Games, após as polémicas devido ao crunch de RDR2.
Primeiramente, a Rockstar Games, desenvolvedora de franquias como Grand Theft Auto e de outros jogos bastante polêmicos e altamente vendidos, havia sido muito criticada por questões culturais e longas horas extras aplicadas a funcionários.
Para mais detalhes e complemento a este artigo você pode assistir ao vídeo do nosso parceiro SanInPlay que está disponível no player abaixo.
O crunch de RDR2 pode ter mudado a cultura dentro da Rockstar Games
Antes de mais nada, em outubro de 2018, ao promover o Red Dead Redemption 2, o co-fundador da Rockstar Dan Houser disse a um entrevistador que ele e sua equipe de roteiristas estavam trabalhando “100 horas por semana” para terminar o jogo.
Em entrevista no ano passado com a Kotaku, Jennifer Kolbe, a principal executiva da produtora, disse que enviou um e-mail para a equipe, com uma lista de iniciativas apontadas para melhorar a cultura de trabalho na Rockstar Games.
“Nos últimos meses, realizamos muito trabalho em todas as áreas da empresa, analisando nossos processos para determinar o que funciona e o que não funciona, em que somos ótimos e o que podemos melhorar”
No mail enviado, Kolbe prometeu horários flexíveis para desenvolvedores nos estúdios da Rockstar, treinamento em gestão e liderança; pesquisas anônimas para coletar feedback dos funcionários; atualizações regulares sobre os jogos e atualizações futuras da empresa; e melhor comunicação ao redor.
O email foi direto, após as controvérsias de 2018, a Rockstar queria fazer melhor. Eles também queriam reduzir a prática de trabalhar noites e fins de semana para terminar os projetos a tempo.
“Tomamos medidas conscientes para melhorar nossa abordagem no desenvolvimento de jogos, a fim de reduzir a necessidade de horas extras”
Uma investigação do site Kotaku revelou no passado que a empresa liderada pelos irmãos Houser adotaram uma cultura semelhante a uma “irmandade”, que incluía bebida alcoólicas pesadas, festas e excursões a clubes de strip-tease.
Confira também: GTA 6 pode ser lançado para PS4 e Xbox One? Entenda!
Assim também houve na época diversas alegações de assédios sexuais contra um dos principais executivos da empresa, Jeronimo Barrera, na qual o mesmo negou tudo.
Funcionários da Rockstar Games falam da empresa
Agora, no entanto, de acordo com 15 pessoas que trabalharam na Rockstar parece que a empresa mudou a sua visão de maneira significativa Ainda hoje, com a equipe trabalhando em casa devido à pandemia de coronavírus, a gerência da empresa parece estar dizendo as coisas certas para os funcionários.
“Eles continuam enfatizando que é normal não ser produtivo e nosso foco deve estar em nossa saúde e cuidar de nossas famílias”.
Tem sido um processo lento, dizem os desenvolvedores da Rockstar, mas levou a melhorias na vida de algumas pessoas.
“É como se houvesse uma operação para se livrar de ovos podres”, disse um funcionário da Rockstar.
“Ainda existem ovos ruins por aí, não me interpretem mal, mas parece que os dias estão contados”.
GTA 6 será um jogo com de tamanho moderado
Algo que pode ser um pouco decepcionante, mas até que esperado, devido as pressões existentes é que GTA 6 seja um jogo de tamanho moderado e que será expandido ao longo do tempo com DLCs, igual acontece agora com Grand Theft Auto 5 e o seu online.
Artigo contínua após notícias sugeridas:
- Assassin’s Creed Shadows | Criador de conteúdo reúne compilado de gameplays no YouTube com novidades
- PlayStation | Jeff Grubb comenta o motivo por trás dos cancelamentos recentes da Sony
- PlayStation 6 | Futuro console da Sony pode usar estes novos chips da AMD
Um plano que a Rockstar Games tem para o próximo GTA 6 é começar com um lançamento de tamanho moderado, o que para os planos da produtora ainda é um grande jogo, que será expandido com atualizações regulares ao longo do tempo, para ajudar a mitigar o estresse nos estúdios.
Dessa forma, é revelado no artigo, que o próximo Grand Theft Auto ainda está no início do desenvolvimento e que quando o lançamento estiver próximo, um crunch pode voltar a acontecer para cumprir as datas.
Por outro lado, os líderes da Rockstar disseram aos funcionários que esperam mitigar um crunch no próximo grande projeto, melhorando seus pipelines de tecnologia e se planejando antecipadamente
Uma crença compartilhada pelos funcionários da Rockstar é que a saída de Dan Houser levará a menos reescrições e revisões de última hora – o tipo que levou a muitas horas extras no Red Dead Redemption 2
Artigo da Kotaku
O melhor é esquecer GTA 6 por um bom tempo!
Em suma, parece que não vamos ver um anúncio de GTA 6 tão cedo, por parte da Rockstar Games, afinal de contas, com estas declarações o próximo jogo desta franquia parece estar apenas voltado para a próxima geração. Você pode conferir o artigo completo de Jason Schreier no site da Kotaku clicando aqui.