A Câmara dos Deputados informou que o criador de conteúdo digital, Felipe Neto vai receber a Medalha de Mérito Legislativo da Casa por sua ação na Bienal do Livro do Rio. Após a polêmica criada pelo prefeito Marcelo Crivella que tentou censurar livros com a temática LGBTQi.
A honraria é a mais alta condecoração da esfera da Câmara dos Deputados e é a primeira dada a um criador de conteúdo do YouTube. A cerimônia de entrega da medalha vai acontecer a 20 de novembro.
“Ação de coragem e posição de liderança num cenário conturbado e marcado por tentativa de calar a diversidade com base em censura deve ser reconhecida e aplaudida. Seu imediato censo de justiça lhe fez agir em prol da democracia. Colocou-se na mira de preconceituosos irracionais, ditos nacionalistas e defensores do bom costume – que só sabem espalhar o medo e o ódio. Entretanto, não o fez parar a luta pelo bem maior: a garantia de dias melhores e mais justos a todos”
Mário Heringer, deputado federal.
Felipe Neto agradece Medalha de Mérito Legislativo da Casa
No Twitter Felipe Neto agradeceu a medalha e afirma que divide a condecoração com quem compareceu na Bienal e com Alessandra Ruiz e Everson Chaves.
Felipe Neto está no YouTube desde 2010 e é atualmente um dos maiores influenciadores do mundo contando com mais de 34 milhões de seguidores em seu canal.