Connect with us

eSports

CS:GO: confira os maiores torneios do principal eSport da atualidade

Published

on

CS:GO: confira os maiores torneios do principal eSport da atualidade 1

Os jogos eletrônicos avançam vertiginosamente em tecnologia e número de adeptos. A indústria movimentou que movimentou mais de US$ 1,1 bilhão, crescendo mais que a economia mundial em 2021 dispara com crescimentos surpreendentes até mesmo para quem é da área.

E dentre os eSports de maior adesão está o CS:GO, desenvolvido pela Valve Corporation e Hidden Path Entertainment. Lançado em 2012, o jogo foi ganhando espaço à medida que jogadores pelo mundo se profissionalizavam. Esse avanço fez com que o número de campeonatos e premiações também disparasse.

Além de dominar a lista de jogos de tiro em primeira pessoa em termo de premiações atualmente, o Counter-Strike também está se tornando extremamente popular em outros meios, incluindo transmissões de torneios em serviços de streaming e canais de TV. E até nas apostas esportivas, em que o game é um dos mercados que mais movimentam dinheiro em sites como a Midnite e conta com a cobertura de quase todos os torneios internacionais.

Os campeonatos são organizados de forma independente, o que significa que podem ocorrer em qualquer parte do planeta e contar com suas próprias regras. Basta para isso, que a empresa organizadora defina de maneira autônoma seu formato, premiação, local e outros fatores decisivos. 

Atualmente há vários campeonatos que acontecem durante todo o ano e são transmitidas pela Twitch, e esses são alguns dos principais:

Major de CS:GO

CS:GO: confira os maiores torneios do principal eSport da atualidade 2

Comecemos pelo maior campeonato de CS:GO, o Major. Criado e organizado pela própria Valve e conhecido como a Copa do Mundo do CS, teve sua primeira edição em 2013 na Suécia. 

Na ocasião apenas 10 equipes disputaram o prêmio, sendo seis convidadas e quatro classificadas. A primeira campeã foi a equipe Fnatic. Ao longo da década o campeonato que já teve 15 edições aumentou em amplitude e premiação, e hoje conta com 24 equipes que disputam U$S 1 milhão de dólares. 

O torneio acontece em três etapas:  New Challengers Stage (com os classificados nos Minors), New Legends Stage e a New Champions Stage (etapa final). A versão de 2022 aconteceu em maio deste ano e teve como vencedor a FaZe Clan. Os maiores campeões do Major são a Astralis (venceu 4 vezes) e a Fnatic (3 títulos).

Organizado pela Electronic Sports League desde 2014, a ESC One também é um dos principais torneios que atraem equipes de todo mundo. No primeiro evento ocorrido em Frankfurt, a equipe vencedora levou para casa a premiação de U$S 210.900. 

Desde então vários países já receberam o campeonato que é disputado em grandes ginásios. O Brasil recebeu a edição em Belo Horizonte, mais precisamente na Arena Mineirinho.

As principais características da ESL One são sua curta duração e quantidade limitada de participantes. O torneio já contou com 12 edições e teve entre os principais vencedores as equipes Fnatic, FaZe Clan, Natus Vincere e a brasileira SK Gaming, que ganhou um título em 2016.

ESL Pro League

CS:GO: confira os maiores torneios do principal eSport da atualidade 3

Outro campeonato também organizado pela ESL é o ESL Pro League, que tem duas edições ao longo do ano. Seu formato e duração, bem como a premiação (US$ 600 mil) são maiores que o ESL One. 

Abrangendo várias equipes, o torneio possui três etapas: na primeira oito equipes da divisão norte-americana disputam entre si. Na segunda são as equipes da divisão europeia que duelam. Na fase final, os vencedores vão para a definição do campeão. 

As primeiras fases são realizadas online, mas a grande final tem espaço em estádios. O Brasil também já sediou um desses encontros e os brasileiros SK Gaming chegaram às finais. Assim como outros torneios, a ESL Pro League tem suas partidas transmitidas pela Twitch. Dentre os principais vencedores das 10 edições disputadas desde 2015 estão a Fnatic e a Astralis.

DreamHack Masters

CS:GO: confira os maiores torneios do principal eSport da atualidade 4

A DreamHack Masters teve sua primeira edição realizada em 2016 e de lá para cá só vem crescendo. Seu formato inclui a realização de dois torneios ao ano, e nela 16 equipes disputam o esperado prêmio de US 250 mil dólares. 

Assim como outros campeonatos mundiais, este acontece em vários lugares do mundo enquanto suas partidas são transmitidas pela Twitch. E seus torneios tradicionalmente são gigantescos, incluindo exposições. A dreamHack Masters já foi sediada em cidades como Malmo, Las Vegas, Dallas, Estocolmo, Marseill, dentre outras. Desde 2016 já já foram realizadas 7 edições.

Um diferencial do campeonato é que não é somente um campeonato de Counter-Strike. Ele conta com outros games, o que acaba englobando muitos entusiastas que vão também para se atualizar sobre os novos softwares e tecnologias. Apesar de ser um dos maiores campeonatos, infelizmente não houve vencedores do Brasil, sendo a Astralis mais uma vez uma das principais concorrentes.

Administrador, Jornalista e Redator do Portal Viciados. Sou fã da Rockstar Games (Grand Theft Auto 5, GTA 6) no entanto, também acompanho notícias e rumores de outros jogos e serviços como PS Plus e GamePass.

Advertisement

Confira também