Black 2 é com toda a certeza uma das sequências mais esperadas pelos Gamers.
O jogo foi planejado para ser um jogo de tiro cooperativo para Xbox 360 e PS3 com um lançamento no final de 2007 / início de 2008 .
No inicio de 2015 foi revelado por uma fonte anonima no site Unseen 64, especializado em jogos nunca lançados, imagens e informações sobre como o título poderia ter sido.
O desenvolvimento de Black 2 estaria a cargo da Criterion Games e seria publicado pela EA, assim como o original.
Seu desenvolvimento supostamente começou 10 meses antes do Black original ser terminado e seria lançado em 2007 ou 2008.
No entanto, o jogo nem saiu de sua fase de pré-produção, sendo encerrado em maio de 2006 por motivos desconhecidos, entre os quais supõe-se uma falta de direção no projeto.
Seu desenvolvimento foi, na verdade, bastante curto e nunca foi capaz de sair da pré-produção.
Acontece que a EA e a Criterion tinham planos de expandir o Black para uma franquia por algum tempo antes do lançamento do primeiro jogo. Os trabalhos preliminares sobre a sequência começaram em abril de 2005 , 10 meses antes do término de Black.
Imagens vazadas na Internet
Um antigo diretor criativo da Criterion, Alex Ward, chegou a postar duas fotos do jogo em seu Twitter em agosto de 2013, capturadas de um vídeo nunca lançado, porém acabou apagando-as depois.
“Estávamos experimentando como a iluminação poderia entrar em jogo durante o gameplay. O trailer mostrou como efeitos diferentes como esses poderiam tornar o combate mais interessante e dinâmico … ”
Ex-funcionário da Criterion Games
Nessas fotos nota-se um estilo muito semelhante ao Black original, antes de o projeto tomar direções diferentes.
Os artistas foram contratados externamente para produzir documentos conceituais para o jogo, incluindo desenhos do protagonista, Jack Kellar. De acordo com um dos artistas que passou um curto período de tempo no projeto, houve algum debate sobre a direção que o acompanhamento levaria. Um caminho possível, por exemplo, teria continuado a história do primeiro jogo , pois Kellar continua sua busca por Lennox a pedido do governo dos EUA.
Confira algumas artes conceituais de Jack Kellar:
Reboot de Black ?
O tempo da Criterion para esboçar conceitos com um estúdio de arte de terceiros terminou em outubro de 2005.
O projeto então foi colocado em segundo plano até que o primeiro Black fosse concluído. Aparentemente, a equipe também estava considerando outra direção alternativa para a sequência que seria completamente separada e independente do original em termos de narrativa. Foi aí que surgiu a ideia de torná-lo um jogo de “jogo de tiro cooperativo”.
As especificidades da história por trás desses personagens não foram descobertas, mas elas teriam sido a base dessa outra nova versão do Black , se tivesse sido feita.
Diferenças Criativas
A pré-produção no Black 2 após o lançamento do original durou vários meses antes de ser interrompida por volta de maio de 2006.
Houve um desacordo entre os principais membros da Criterion e EA sobre como proceder com o jogo e a direção que ele deve tomar. Alegadamente, Stuart Black , um designer sênior do primeiro jogo, na verdade deixou a empresa sobre o assunto.
“Pelo que me lembro, Stuart Black deixou um desacordo com a direção que deveria tomar” “… ele queria que estivesse mais intimamente ligado a Black e eles não pudessem chegar a um acordo sobre isso”
fONTE ANÔNIMA DA Unseen 64
Apesar disso, parece que os planos para produzir outro Black permaneceram em andamento por algum tempo depois disso. Após a partida de Stuart Black, o trabalho no projeto continuou constantemente e ele começou a adotar a última rota de um jogo de tiro cooperativo, abandonando os elementos da história do primeiro jogo .
Foi em novembro de 2006 que a EA anunciou silenciosamente que estava acontecendo oficialmente. Durante sua revisão trimestral em 2 de novembro, o diretor financeiro Warren Jenson foi citado como tendo dito:
“Há um novo jogo SimCity em andamento e a versão de próxima geração do Black”
Warren jenson, diretor financeiro da ea.
Se o desenvolvimento tivesse avançado com sucesso, ele seria lançado durante o ano fiscal de 2007, que terminou em 31 de março de 2008.
Os detalhes finitos do que exatamente deu errado no projeto ainda não foram divulgados pela Criterion Games, de acordo com informações foi decisão da EA encerrar o projeto por uma ” falta de direção “. Ele nunca avançou na pré-produção passada, embora uma quantidade decente de material tenha sido criada para o jogo, incluindo um “trailer conceitual”.
O Retorno de Black 2
Contudo, se de fato a EA tiver encerrado a produção do jogo, nada impede que em um futuro o jogo retorne com a ideia do Reboot criado em 2006, é algo difícil de acontecer mas existe uma possibilidade.
Confira também: Just Cause 5 | Foi confirmado e você não percebeu – Viciados