À medida que as resoluções aumentam, o tamanho dos jogos aumentam. Novas tecnologias em andamento na Microsoft podem reverter essa tendência para o Xbox Series X.
Provavelmente você não tenha ouvido falar do Microsoft Game Stack antes, mas isso pode ter um grande impacto na maneira como seus jogos funcionarão na próxima geração.
James Gwertzman, gerente geral da relativamente nova divisão da Microsoft, conversou recentemente em uma mesa redonda de jornalistas sobre o que sua equipe está trabalha para a próxima geração de consoles.
Um participante mencionou como alguns fãs estão usando a IA para aprimorar automaticamente as texturas em jogos mais antigos. Esse tipo de tecnologia também pode ser útil para novos jogos.
Um dos estúdios da microsoft vem experimentando o uso de modelos de [machine learning] para geração de assets. Está funcionando assustadoramente bem. Até o ponto em que analisamos o envio de texturas de baixa resolução e os modelos ml alteram as texturas em tempo real. Você não percebe a diferença entre a textura de alta resolução criada e a textura de baixa resolução em escala de máquina, a tal ponto que você também pode enviar a textura de baixa resolução e deixar a máquina fazer o serviço.
Notícia continua após artigos sugeridos
- Assassin’s Creed Shadows | Criador de conteúdo exibe gameplay no YouTube com novidades
- PlayStation | Jeff Grubb comenta o motivo por trás dos cancelamentos recentes da Sony
- PlayStation 6 | Futuro console da Sony pode usar estes novos chips da AMD
Para esclarecer, Gwertzman está falando sobre a máquina – e seus comentários foram especificamente em resposta a uma pergunta sobre desenvolvimento de jogos no PS5 e Xbox Series X – pegando texturas pequenas e confusas e tornando-as grandes e nítidas à medida que você joga o jogo.
O download é bem menor, mas não há diferença significativa na qualidade do jogo. Pense nisso mais como uma tecnologia de compressão mágica. Isso é realmente mágico. É preciso um orçamento enorme de P&D. Eu olho para coisas assim e digo – ou essa é a próxima coisa difícil de fazer, contratar cientistas de dados para um estúdio de jogos, ou é uma oportunidade de produto. Poderíamos estar fornecendo tecnologias como essa a todos para nivelar os jogos novamente para treinar o modelo de aprendizado de máquina (machine learning model), os artistas ainda precisariam criar a variedade usual de ativos no estilo do jogo.
Em seguida, os desenvolvedores poderiam reduzir todas essas texturas para downloads menores e deixar o modelo de aprendizado de máquina restaurá-las conforme o jogo é executado.
Gwertzman disse que esse processo funciona muito bem para jogos fotorrealistas, uma vez que “adiciona toneladas de dados“.
Não há garantido de que veremos esse tipo de tecnologia usada para os jogos do Xbox Series X, mas com toda certeza seria uma surpresa agradável se os downloads realmente ficarem menores nesse salto de gerações.
Fonte: Meu Xbox