Xbox Series Vs PlayStation 5 | Relatório aponta que Xbox dá mais lucro que PS5 mesmo vendendo menos

Veja por que o modelo de negócios da Xbox faz toda a diferença!

Por: Luis Andrade - Dono do Portal Viciados
Barra de Promoção
ENTRE NOS GRUPOS OFICIAIS DO PORTAL VICIADOS E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES!

Mesmo com números de vendas inferiores em relação ao PlayStation 5, a Microsoft está conseguindo lucrar mais com os consoles Xbox Series S/X do que a própria Sony.

Parece contraditório à primeira vista, mas os dados mais recentes mostram que a estratégia da dona do Xbox está, de fato, funcionando.

De acordo com o respeitado leaker KeplerL2, que analisou dados da AMD, fornecedora dos chips usados tanto pela Sony quanto pela Microsoft, as vendas combinadas dos consoles Xbox Series S e Xbox Series X ainda não ultrapassaram a marca de 30 milhões de unidades.

Do mesmo modo, em comparação, o PlayStation 5 já ultrapassou 75 milhões de consoles vendidos, ou seja, quase três vezes mais.

Mesmo vendendo menos, Xbox Series S/X dá lucro e PlayStation 5 fica no prejuizo

Apesar de estar bem atrás em número de vendas, a divisão de hardware da Microsoft finalmente alcançou lucratividade com os modelos Xbox Series.

Segundo KeplerL2, os consoles da Microsoft deixaram de ser vendidos com prejuízo após mudanças internas, como a redução do tamanho do chip do Series X e o aumento no preço do console em diversas regiões.

Já no lado da Sony, a situação é diferente. A empresa japonesa chegou a ter um breve período de lucro com o PlayStation 5 padrão, mas isso mudou após o aumento nos custos de componentes como chips N7, GDDR6 e outros materiais.

Hoje, o PS5 padrão ainda é vendido com prejuízo, e somente o PS5 Pro apresenta margem de lucro, pois é vendido acima do preço de custo.

E o impacto disso no mercado?

Além da questão do hardware, vale lembrar que a Microsoft tem focado cada vez mais em estratégias de receita recorrente, como o Game Pass, que já gera quase US$ 5 bilhões por ano para a companhia. O modelo de negócios da Microsoft depende menos da venda bruta de consoles e mais de serviços integrados.

A Sony, por outro lado, ainda segue o modelo tradicional, apostando forte na venda de hardware, jogos e acessórios, o que pode torná-la mais vulnerável a variações de custo na produção.

Confira também: Por que um possível adiamento de GTA 6 para setembro de 2026 faz todo o sentido

Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias, WhatsApp e Telegram. Também faça parte da discussão no FacebookX Instagram!

Fonte: wccftech

Dono do Portal Viciados
Seguir:
Luis Andrade é Jornalista, Administrador e Editor-Chefe do Portal Viciados. Com mais de 15 anos de experiência na indústria de jogos, especializou-se na cobertura da Rockstar Games e da franquia Grand Theft Auto (GTA). Além de focar em jogos de mundo aberto, Luis cobre os ecossistemas PlayStation e Xbox Game Pass. Siga-o no Twitter/X [@lumijean] para análises de mercado e furos de reportagem.
Sair da versão mobile