Peter Molyneux, criador de clássicos como Fable, Black & White e Dungeon Keeper, revelou que gostaria de retomar e concluir o projeto cancelado Milo & Kate, um dos jogos mais ambiciosos já idealizados para o Xbox Kinect, da Microsoft.
Em entrevista à revista Edge (edição 416), o veterano do setor afirmou que o avanço das tecnologias atuais, especialmente em inteligência artificial e reconhecimento de voz, tornaria finalmente possível realizar a visão que ele tinha há mais de uma década.
Milo & Kate era um projeto para o Xbox Kinect

Lançado como parte do “Projeto Natal“, o Xbox Kinect prometia revolucionar a forma como jogávamos, usando apenas gestos e voz.
Porém, o ambicioso Milo & Kate, que colocava o jogador para interagir com uma criança digital dotada de emoções e reações realistas, acabou sendo cancelado pela Microsoft antes do lançamento.
Segundo Molyneux, o corte de custos foi “catastrófico” para o jogo:
“Imagina jogar com um controle que funciona uma vez a cada cinco tentativas. Não importa o jogo, seria horrível. E o mesmo aconteceu com Milo. O hardware final do Kinect simplesmente não era capaz de suportar o que planejamos.”
O criador lamentou que o projeto tenha sido deixado de lado, já que ele foi concebido como a grande vitrine tecnológica do Xbox Kinect, antes que as limitações de custo e hardware forçassem uma redução drástica nas suas capacidades.

Mais de uma década depois, Molyneux ainda vê Milo & Kate como um trabalho inacabado. Ele acredita que, com os avanços em IA generativa e modelos de linguagem, como o ChatGPT e outros sistemas de reconhecimento de fala, seria possível recriar a experiência que ele imaginava:
“Se refizéssemos hoje, com a tecnologia atual e com modelos de linguagem por trás do reconhecimento de voz, seria maravilhoso.”
O criador também destacou que o conceito original de Milo, uma interação emocional e natural entre jogador e personagem, poderia finalmente ser entregue de forma autêntica e fluida, algo impossível nos anos 2010.
“Foi uma experiência extraordinária, realmente emocionante. O Xbox Kinect estava simplesmente à frente do seu tempo”, disse o criador.

Com o crescimento de tecnologias imersivas e inteligência artificial avançada, talvez este seja o momento perfeito para Molyneux finalmente dar vida ao que muitos consideram o jogo mais promissor que nunca chegou ao público.
Confira também: PlayStation Portal pode ganhar função muito aguardada segundo novo vazamento
Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias, WhatsApp e Telegram. Também faça parte da discussão no Facebook, X e Instagram!
Fonte: multiplayer


