Após alguns vazamentos de imagens, o VW Golf de oitava geração foi apresentado oficialmente nesta quinta-feira (24/10). Mantendo o design de seu antecessor, além de, o modelo se destaca pela linha eletrificada pela sua oferta de equipamentos tecnológicos, como o sistema de direção semiautônomo.
Ainda montado na plataforma MQB (Matriz Modular Transversal), o novo Golf tem 4,28 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,46 m de altura e 2,64 m de entre-eixos. Sendo 2 cm mais longo e 1 cm a mais no entre-eixos em relação ao seu antecessor. Entretanto, se por fora a nova geração manteve as linhas básicas, já no interior a história é diferente.
O que Golf tem de novo?
O painel tradicional deu lugar a um quadro de instrumentos digital de 10,25″, que trabalha integrada à tela do sistema multimídia (de 8,25″ ou 10″), além disso, boa parte dos botões tradicionais, como o comando giratório de luzes, deram lugar a comandos sensíveis ao toque. Outra novidade está no pacote tecnológico, que, pela primeira vez, o modelo será equipado com um sistema de direção semiautônomo de Nível 2, capaz de operar em velocidades de até 210 km/h.
O modelo será o primeiro da marca a possuir a tecnologia Car2X, que permite que o veículo se comunique com sistemas de alerta de tráfego e com outros veículos equipados com a mesma tecnologia. Além disso, essa ferramenta permite, por exemplo, que o carro informe ou receba informações a respeito de acidentes em seu trajeto.
Quais serão as opções?
A opção de entrada será o 1.0 TSI de três cilindros, nas versões de 90 cv e 110 cv, e que passa a contar com turbo de geometria variável. Logo acima virá a 1.5 TSI de 130 cv ou 150 cv, ambos com tecnologia de desativação de cilindro. Por fim, ainda haverá a 2.0 TSI em diferentes configurações, equipando o Golf GTI, Golf GTI TCR e Golf R, alcançando até 300 cv.
No mercado europeu ainda terá a 2.0 TDI a diesel de 115 cv e 150 cv, ou ainda a 1.5 TGI movido a gás natural. Além disso, as transmissões serão manual de 6 marchas ou a automatizada DSG de dupla embreagem de 7 posições.
Além das motorizações a gasolina, diesel e GNV, o Golf agora conta com cinco opções eletrificadas. Sendo duas híbridas plug-in, uma com 204 cve a GTE de 245 cv, que são combinadas a baterias de 13kWh tendo um ganho na autonomia de 60 km em relação ao GTE atual, e também, três opções da linha eTSI, possuindo tecnologia híbrida leve: 1.0 de três cilindros com 110 cv e 1.5 de quatro cilindros com 130 cv e 150 cv.
As vendas da nova geração do Golf começam em dezembro no mercado europeu e sem previsão para o Brasil.