Connect with us

Games

Vou poder usar o PS5 em um monitor 1440p? Veja todos os detalhes

Bem não é o que a Sony tinha prometido, mas não é tão ruim!

Published

on

Para todos aqueles que tem dúvidas, aqui explicamos claramente como o PS5 funciona se você o conectar a um monitor de 2K ou 1440p (2,5K).

Ontem divulgamos a notícia de que o PS5 não seria compatível com monitores de resolução 1440p, obrigando os jogadores a usar uma resolução de 1080p ou 4K. Isso gerou muitas dúvidas entre os fãs, que acusaram a Sony, pois agora seus monitores e TVs 1440p não seriam compatíveis. 

No entanto, para todos aqueles que ainda tem dúvidas: aqui explicamos claramente como o PS5 funciona em termos de resoluções e o que acontece se você conectar um monitor de 2K ou 1440p (2,5K).

O PS5 funcionará com um monitor ou TV 1440p?

A resposta curta é sim! O PS5 funciona com monitores e televisores que exibem imagens em resoluções de 1440p, mas no sentido de que podemos conectar o console e desfrutá-lo sem problemas enquanto a imagem preenche a tela.

Então onde está o problema?

O problema é que o sinal de saída do Playstation 5 só tem saída de resolução de 1080p ou 4K. Ou seja, o sinal nunca corresponderá à resolução na qual nosso monitor exibe a imagem; Se for 1440p (como é o caso de muitos). Isso obrigará que o sinal de saída seja 1080p para que, posteriormente, o monitor que dimensione esse sinal (gerando de alguma forma, graças à inteligência artificial, os pixels que faltam) até completar os 1440p.

Isso significa que a qualidade da imagem será um pouco pior do que se o sinal fosse 1440p nativo. Também fará com que a qualidade final da imagem dependa, em certa medida, da capacidade que o nosso monitor tenha de realizar este dimensionamento.

Apesar disso, a escalabilidade da maioria dos monitores atuais é boa o suficiente para que a qualidade da imagem continue boa. Não pense que, caso tenha um monitor 1440p, você terá uma imagem pixelizada ou borrada; a qualidade será simplesmente um pouco menor do que você obteria se o PS5 gerasse o sinal nativamente em 1440p.

De onde vêm as reclamações?

A maioria das reclamações sobre isso vem do fato de que o PS5 é um console que funciona excepcionalmente bem em 1440p. É um console cujo poder e marketing foram focados em muitas ocasiões em demonstrar suas capacidades em resoluções de 1440p.

No entanto, agora anunciaram que quando o PS5 renderizar um jogo a 1440p para enviar o sinal para um monitor com a mesma resolução, ele não poderá fazer isso diretamenteporque o sinal só é enviado a 1080p ou 4K. É o por que disso é que, enquanto o jogo permitir, é o próprio PS5 que escalará o jogo de 1440p a 1080p (a chamada supersampling, que oferece uma qualidade de imagem superior à obtida ao renderizar diretamente para 1080p) para enviar um sinal que, mais tarde, nosso monitor terá que dimensionar para 1440p.

Isso resultará em uma imagem que, embora pareça melhor do que uma imagem renderizada a 1080p, não terá a mesma qualidade de uma imagem renderizada nativamente em 1440p.

Qual será qualidade de imagem para cada monitor?

Basicamente, quando conectamos nosso PS5 ao nosso monitor ou televisão, encontramos estes três casos:

1 – TV / monitor 1080p

O PS5 enviará o sinal nativamente em 1080p para seu monitor ou televisão, e ele não terá que fazer escala de qualquer tipo.

É possível que, em games que o permitam, o PS5 renderize imagens em maior resolução para enviar uma imagem em 1080p, mas com qualidade gráfica superior.

2 – TV / monitor 1440p

É aqui que se encontra o problema que mencionamos. O sinal que o PS5 enviará será em 1080p e o monitor ou televisão se encarregará de escalá-lo até 1440p, perdendo um pouco da qualidade da imagem.

É possível que, em games que o permitam, o PS5 renderize imagens em 1080p, mas com qualidade gráfica superior.

3 – TV / monitor 4K

O PS5 enviará o sinal nativamente em 4K para o seu monitor ou televisão.

O sinal que o PS5 enviará será em 4K, mas se o jogo não rodar nativamente nesta resolução (o que parece ser comum, principalmente nos modos de desempenho), o próprio console se encarregará de dimensionar a imagem até 4K, perdendo alguma qualidade na imagem.

Confira também: Como jogar Fortnite no iOS após a proibição da Apple: iPhone e iPad

Fonte: areajugones

Jornalista e Redator do Portal Viciados.

Advertisement

Confira também