Afinal, os supostos vazamentos dos códigos fontes do GTA San Andreas são reais?

Afinal, os supostos vazamentos, dos códigos fontes do GTA San Andreas, eram reais ou não?

Por: Rafael Vieira - Redator do Portal Viciados
Barra de Promoção
TUDO SOBRE GTA 6! LEAKS, TRAILERS, RUMORES E MAIS... TÁ TUDO NOS NOSSOS GRUPOS!

No começo deste mês, um suposto código fonte, da versão de PC, de 2005, do clássico GTA San Andreas, havia vazado, porém, em um documento que possuía uma senha, e apenas um arquivo de texto, com a árvore de arquivos; mas será que tudo isso era real?

Código fonte da versão de PC de GTA San Andreas era real?

Para te situar, o arquivo vazado possuía cerca de 4.82GB, porém, mesmo com diversas pessoas fazendo o download, há uma senha protegendo tal arquivo. Junto deste, havia o FileList.txt, um arquivo de texto que mostra todos os arquivos contidos no .7z, onde quase todos já eram de conhecimento de modders, graças a vazamentos anteriores.

Infelizmente, assim como muitos usuários relataram, este arquivo .7z, era somente um ransonware.

No entanto, assim como provado seguindo a lista de arquivos, alguns destes arquivos de fato eram coerentes, mas o conteúdo presente no arquivo compactado, não refletia nada sobre o GTA San Andreas.

Vazou o código fonte da versão de PS2?

Além disso, um outro suposto vazamento ocorreu, mas na versão de PS2 do GTA San Andreas, onde a mesma história se repetiu, com alguns arquivos sendo liberados, na mesma pegada do anterior.

Veja abaixo:

Porém, novamente, é falso. Este post acima, não reflete o código fonte vazado da versão de PS2. A real por trás desta imagem é a database (base de dados) de engenharia reversa no código real do GTA San Andreas de PS2, demonstrada em um vídeo pelo modder e criador do GTA V Legacy, Daniel Santos.

Em seu vídeo, ele também comenta de uma imagem que estaria circulando através do Discord da MixMods, o maior site de modding de GTA San Andreas da América Latina onde aponta novamente alguns arquivos da versão de PS2 do título. A principal imagem em questão é esta:

No entanto, há mais algumas imagens, que também refletem aos arquivos do PC:

Conforme ele comentou, a primeira imagem de fato representa algo concreto. Nela, é possível notar o VU e VU1Lib, que são componentes do PlayStation 2, mais precisamente, núcleos de processamento vetorial, responsáveis por processar a geometria e física dos jogos do console.

Além disso, há o destaque para “CustomBuildingPipe” e derivados, onde todos estes são pipelines / estruturas usadas para renderizar objetos específicos, por exemplo o CarFX, que apresentam os detalhes dos carros, como reflexos de tela, utilizados no GTA V Legacy; o GrassPipe por sua vez, é feito para criar a grama procedural do GTA San Andreas.

Veja seu vídeo abaixo:

Vale dizer que Daniel possui plenos conhecimentos no código do jogo, uma vez, que fez engenharia reversa no mesmo, e está aprimorando cada vez mais a versão de PS2 do GTA San Andreas. Até alguns anos atrás, jogos modificados como o próprio GTA V Legacy, eram praticamente impossível de acontecer.

Até o momento, os arquivos das últimas imagens, não foram ao público.

Confira também: GTA | Protótipo de Grand Theft Auto do PSP é encontrado e detalhes são revelados

Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no FacebookTwitter (X) Instagram!

Fonte: Daniel Santos

Redator do Portal Viciados
Seguir:
Rafael Vieira é Redator de Tecnologia e Games no Portal Viciados. Analista de Sistemas e Desenvolvedor cofundador da MSW Softworks, Rafael combina paixão por jogos com conhecimento técnico profundo sobre software e hardware. Sua autoridade na comunidade é validada por sua atuação como Tradutor veterano no Grupo TraduMix / MixMods, uma das maiores referências em modificações de jogos no Brasil. Siga-o no Twitter/X [@rafyron] e Instagram [@rfayron_] para insights sobre desenvolvimento e cultura gamer.
Sair da versão mobile