No começo deste mês, um suposto código fonte, da versão de PC, de 2005, do clássico GTA San Andreas, havia vazado, porém, em um documento que possuía uma senha, e apenas um arquivo de texto, com a árvore de arquivos; mas será que tudo isso era real?
Código fonte da versão de PC de GTA San Andreas era real?
Para te situar, o arquivo vazado possuía cerca de 4.82GB, porém, mesmo com diversas pessoas fazendo o download, há uma senha protegendo tal arquivo. Junto deste, havia o FileList.txt, um arquivo de texto que mostra todos os arquivos contidos no .7z, onde quase todos já eram de conhecimento de modders, graças a vazamentos anteriores.
Infelizmente, assim como muitos usuários relataram, este arquivo .7z, era somente um ransonware.
No entanto, assim como provado seguindo a lista de arquivos, alguns destes arquivos de fato eram coerentes, mas o conteúdo presente no arquivo compactado, não refletia nada sobre o GTA San Andreas.
Vazou o código fonte da versão de PS2?
Além disso, um outro suposto vazamento ocorreu, mas na versão de PS2 do GTA San Andreas, onde a mesma história se repetiu, com alguns arquivos sendo liberados, na mesma pegada do anterior.
Veja abaixo:
Porém, novamente, é falso. Este post acima, não reflete o código fonte vazado da versão de PS2. A real por trás desta imagem é a database (base de dados) de engenharia reversa no código real do GTA San Andreas de PS2, demonstrada em um vídeo pelo modder e criador do GTA V Legacy, Daniel Santos.
Em seu vídeo, ele também comenta de uma imagem que estaria circulando através do Discord da MixMods, o maior site de modding de GTA San Andreas da América Latina onde aponta novamente alguns arquivos da versão de PS2 do título. A principal imagem em questão é esta:
No entanto, há mais algumas imagens, que também refletem aos arquivos do PC:
Conforme ele comentou, a primeira imagem de fato representa algo concreto. Nela, é possível notar o VU e VU1Lib, que são componentes do PlayStation 2, mais precisamente, núcleos de processamento vetorial, responsáveis por processar a geometria e física dos jogos do console.
Além disso, há o destaque para “CustomBuildingPipe” e derivados, onde todos estes são pipelines / estruturas usadas para renderizar objetos específicos, por exemplo o CarFX, que apresentam os detalhes dos carros, como reflexos de tela, utilizados no GTA V Legacy; o GrassPipe por sua vez, é feito para criar a grama procedural do GTA San Andreas.
Veja seu vídeo abaixo:
Vale dizer que Daniel possui plenos conhecimentos no código do jogo, uma vez, que fez engenharia reversa no mesmo, e está aprimorando cada vez mais a versão de PS2 do GTA San Andreas. Até alguns anos atrás, jogos modificados como o próprio GTA V Legacy, eram praticamente impossível de acontecer.
Até o momento, os arquivos das últimas imagens, não foram ao público.
Confira também: GTA | Protótipo de Grand Theft Auto do PSP é encontrado e detalhes são revelados
Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, Twitter (X) e Instagram!
Fonte: Daniel Santos